Descoberto novo sistema com sete planetas

Publicado em 29 de outubro de 2013 às 09h16min

Tag(s): Ciência



Astrônomos disseram ter encontrado um sétimo planeta ao redor da estrela anã KIC 11442793. Descrita por dois grupos de pesquisadores, a descoberta aponta para um outro sistema de sete planetas, com similaridades ao nosso.

De acordo com a "BBC", o sistema planetário foi descrito em dois estudos colocados no Arxiv.org, um arquivo eletrônico para artigos científicos que ainda não foram publicados.

Apesar das semelhanças com o Sistema Solar, que tem oito planetas, os planetas do sistema recém-descoberto orbitam muito mais próximos de sua estrela, que está localizada a cerca de 2.500 anos luz da Terra. De acordo com os astrônomos, todos caberiam dentro da distância entra a Terra e o Sol.

- Esta é uma das razões pelas quais eles são fáceis de ver, porque quanto mais perto eles estão de seu sol, mais frequentemente eles giram ao seu redor - disse Robert Simpson, coautor do artigo do Planet Hunters da Universidade de Oxford, na Inglaterra, à "BBC".

O novo planeta é o quinto mais distante de sua estrela mãe, e leva quase 125 dias para completar uma órbita. Com um raio 2,8 vezes maior que o da Terra, ele faz parte de um grupo que inclui dois planetas com praticamente o mesmo porte da Terra, três "super-Terras" e dois corpos maiores.

- De certa forma, ele realmente se parece com o nosso Sistema Solar, com todos os pequenos planetas no interior e os grandes planetas na parte de fora. E isso não é necessariamente o que vemos normalmente - afirmou Simpson.

Uma das identificações foi feita por voluntários usando o site Planet Hunters, que é parte do projeto Zooniverse e tem como principal objetivo encontrar planetas usando olhos humanos. O site permite que usuários tenham acesso a dados públicos enviados pelo telescópio espacial Kepler, da Nasa, que foi lançado para procurar os chamados exoplanetas - planetas que orbitam estrelas distantes. O telescópio procura curvas de luz deixadas por planetas quando passam em frente à sua estrela hospedeira.

- Este é o primeiro sistema de sete planetas registrado pelo Kepler. Nós acreditamos que a identificação é segura - disse Chris Lintott, também da Universidade de Oxford.

Junto com sua equipe, Lintott submeteu a pesquisa ao Astronomical Journal para ser revisada. Outro grupo de astrônomos de vários países europeus submeteu um segundo estudo registrando a mesma descoberta para o Astrophysical Journal, outra publicação científica.

 

Fonte: O Globo

 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]