Jovem caminha da Antártica ao Polo Sul colhendo amostras para estudo sobre mudança climática

Publicado em 17 de dezembro de 2013 às 10h47min

Tag(s): Pesquisa



Há uma semana, o americano Parker Liautaud, de 19 anos, deu seus primeiros passos rumo ao recorde mundial de homem mais jovem a completar o percurso entre a costa da Antártica e o Polo Sul. Nesta caminhada de 1,8 mil quilômetros - que ainda deve durar algumas longas semanas -, ele também colhe amostras para uma série de estudos sobre as mudanças climáticas sofridas pelo planeta.

 

O jovem vem percorrendo 30 quilômetros por dia, em temperaturas entre -28°C e -60°C. Isso tudo com uma bagagem de cerca de 82 quilos, o equivalente ao seu próprio peso. Ao longo do percurso, Parker terá que esquiar durante 10 horas por dia e gastar quatro horas a cada vez que precisar fazer e desfazer acampamento. As refeições diárias também devem ser reforçadas, para garantir ao garoto uma dieta de aproximadamente 6 mil calorias.

 

- Sempre ouvi as pessoas discutindo sobre mudanças climáticas para as gerações futuras. Nós somos a geração futura. Por isso, estamos envolvidos nesse projeto - afirmou o estudante de Geofísica da Universidade de Yale, nos Estados Unidos.

 

A escolha da realização do percurso em dezembro se dá pois trata-se de uma época em que a Antártica é banhada 24 horas pela luz do sol. Além de enfrentar as temperaturas extremas da região, Parker terá que cruzar os Montes Transantárticos - a terceira maior cadeia de montanhas do continente -, que alcançam até 4,5 mil metros em seu ponto mais alto.

 

Amostras

As amostras de neve coletadas serão fundamentais para sanar dúvidas importantes sobre as alterações que estão ocorrendo no clima. Uma pesquisa divulgada na última quarta-feira (11), pela Agência Espacial Europeia (ESA), mostra a importância da região para estudos sobre as alterações climáticas.

 

O levantamento revela que a camada de gelo da Antártida Ocidental perde 150 quilômetros cúbicos por ano, 15% a mais do que as estimativas anteriores. Os dados enviado por Parker poderão atualizar estudos do provável aumento do nível do mar com o derretimento do gelo dos polos.

 

A iniciativa está sendo organizada pela Willis Group Holdings, empresa consultora de riscos. Segundo o CEO do grupo, Dominic Casserley, com a análise dos resultados que serão obtidos, será possível construir uma estratégia de resistência aos riscos que o aquecimento global oferece.

 

- Não se trata apenas de uma aventura extraordinária de Parker, mas de um verdadeiro teste da resistência humana em ambientes extremos - explicou.

 

Aos interessados, todos os detalhes da trajetória podem ser acompanhados pelo site www.willisresilience.com.

 

Fonte: O Globo

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]