Docentes da UFRN homenageiam senadora Fátima pela sua luta em defesa da categoria e da Educação

Publicado em 20 de fevereiro de 2015 às 11h01min

Tag(s): Homenagem



Na manhã desta sexta-feira (20), mais de uma centena de professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte reuniram-se em um café da manhã promovido pelo ADURN-Sindicato, a APURN, Credsuper e Unicoopes-RN em homenagem à senadora Fátima Bezerra pela sua luta em defesa dos Docentes da UFRN.

O evento aconteceu no restaurante da APURN, centro de convivência da Universidade, e contou com a presença da reitora Ângela Paiva; do ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Emanuel Pereira; da homenageada, a senadora Fátima Bezerra; do secretário estadual de Esporte, George Câmara; da presidente do ADURN-Sindicato, Ângela Ferreira; do presidente da APURN, Francisco Freitas Filho; e do presidente da Cooperativa de Crédito dos Servidores da UFRN (CREDSUPER), Manoel Santa Rosa Macedo da Silveira.

Após apresentação musical do coral do Projeto Sinta Amor, composto por professores aposentados da UFRN, o encontro foi aberto pela presidente do ADURN-Sindicato, Angela Ferreira, que destacou o objetivo central em registrar a significativa contribuição da parlamentar norte-rio-grandense em uma das maiores vitórias do Movimento Docente do Rio Grande do Norte na ação dos Precatórios.

Ao falar sobre a homenagem a ser entregue à senadora Fátima Bezerra, a dirigente ressaltou a contribuição da parlamentar norte-rio-grandense para a Educação brasileira e fez referência ao apoio prestado na luta dos professores da UFRN.

Angela Ferreira enfatizou, ainda, o papel da Comissão dos Precatórios e da Assessora Jurídica do Sindicato, Andreia Munemassa, na conquista de uma das maiores vitórias do Movimento Docente do Rio Grande do Norte. A dirigente ressaltou também o papel dos professores aposentados na tarefa de mostrar a importância que o processo dos Precatórios tem para significativa parcela dos sindicalizados da ADURN.

A professora falou do apoio oferecido pela diretoria à comissão dos precatórios, disponibilizando recursos e viabilizando toda a logística, no sentido de resolver essa questão. “Garantimos em nossas reuniões e Assembleias que isso seria resolvido, e todas as reuniões que a Comissão dos Precatórios participou em Brasília com políticos e membros do TST foi no sentido de acelerar o processo para que ele fosse a julgamento na maior brevidade de tempo possível, o que de fato conseguimos”, ressaltou Angela Fernandes.

A dirigente finalizou a fala solicitando o apoio da senadora na campanha salarial 2016-2018, que já foi iniciada pelo PROIFES-Federação e os sindicatos federados.

O presidente da APURN, Francisco Freitas, destacou a natureza da homenagem que as entidades prestaram a senadora, afirmando está Fátima Bezerra entre os poucos nomes credenciados a receber este reconhecimento  pelo trabalho e empenho em prol da Educação brasileira e dos docentes da UFRN.

Para o presidente da CREDSUPER, Manoel Santa Rosa, o momento é de se comemorar a “justiça que se faz àqueles que construíram a Universidade”.

A trajetória de Fátima em defesa da Educação brasileira foi referenciada pela reitora, Ângela Paiva, que destacou a ajuda que a parlamentar vem oferecendo aos reitores das Universidades e Institutos Federais em todo o Brasil, mas particularmente no Rio Grande do Norte. “A luta agora é para ter todas as decisões orçamentárias finalizadas em 2015”, ressaltou a reitora.

Como presidente da Comissão dos Precatórios, o vice-presidente do ADURN-Sindicato, Wellington Duarte, falou da justiça que será feita aos professores da UFRN contemplados pela ação. “Represento hoje aqueles que há 23 anos foram injustiçados”, enfatizou o dirigente. Em sua fala, fez referência, ainda, ao importante papel que o ex-presidente do ADURN-Sindicato, João Bosco Araújo, teve para que o processo fosse encaminhado.

Presente ao evento, o ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Emanuel Pereira, destacou o papel determinante que a senadora Fátima Bezerra teve para que a ação dos Precatórios obtivesse vitória. “Sem Fátima não acredito que esse processo teria alcançado êxito”, afirmou.

Após a entrega da placa, a senadora Fátima Bezerra agradeceu a homenagem e falou da emoção em pisar o chão da Universidade, onde se graduou em Pedagogia. “Tudo que eu puder fazer por vocês professores, que é a alma da Universidade, ainda será pouco diante do que esta Instituição me ofereceu”, destacou.

A senadora ressaltou, ainda, o caráter popular de sua vitória, afirmando que o momento agora exige ainda mais ousadia.

A parlamentar rendeu elogios ao papel do Ministro do TST, Emanuel Pereira, da assessora jurídica do ADURN-Sindicato, Andreia Munemassa, da Comissão dos Precatórios, que por diversas vezes esteve em Brasília buscando o seu apoio, e do Sindicato. “Quero parabenizar o Sindicato, entidade combativa e que tem compromisso no que diz respeito à valorização do magistério e à defesa da Universidade”.

Fátima finalizou sua fala homenageando “os professores que não perderam a coragem de sonhar e lutar”, e se comprometeu em ajudar na conclusão do processo até junho deste ano para que o valor dos Precatórios entre no orçamento de 2016.

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]