Professor da Escola de Música apresenta colóquio em Portugal

Publicado em 28 de janeiro de 2016 às 08h51min

Tag(s): UFRN



O professor Gabriel Gagliano, da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, participará da série de colóquios "Música em Contexto", realizada pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, em Portugal.
A série reúne pesquisadores de instituições portuguesas e estrangeiras para discutir assuntos de destaque nas áreas de Musicologia e Etnomusicologia.
O debate será conduzido pelo professor nesta quinta-feira, 28, nas dependências da Faculdade e terá como tema "O Legado de um Mestre: O Professor José Botelho e a Construção de uma Escola Luso-Brasileira de Clarineta".
José Botelho é um dos mais conceituados clarinetistas brasileiros. Nascido no Rio de Janeiro em 1931, mudou-se ainda criança para Portugal, diplomando-se no Conservatório de Música do Porto. De volta ao Brasil, foi professor de inúmeros clarinetistas brasileiros, entre eles Paulo Sérgio Santos, Fernando Silveira e Cristiano Alves.
A pesquisa que Gagliano tem desenvolvido na UFRN é fundada em aportes teóricos provenientes de Composição Musical, Estética da Música e Teoria da Memória Social aplicadas à busca de novas perspectivas para o entendimento das escolas de Práticas Interpretativas.

Fonte: Agecom/UFRN

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]