Programa de Iniciação à Docência não sofre cortes em 2016

Publicado em 03 de março de 2016 às 16h05min

Tag(s): UFRN



Apesar das restrições do governo federal ao orçamento das instituições federais de ensino superior (Ifes) para 2016, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) não sofrerá cortes e será mais valorizado. A garantia é do secretário-executivo do Ministério da Educação, Luiz Cláudio Costa, em reunião ocorrida nessa terça-feira, 1º de março, em Brasília, com os reitores das IFES, parlamentares e entidades da área de educação. "Queremos otimizar o processo, alcançando mais escolas de forma integrada e sem cortes", disse o secretário Luiz Cláudio Costa aos interlocutores.

Para fortalecer o Programa, o MEC encaminhou a criação de um grupo de trabalho que ouvirá as entidades a respeito do novo edital do Pibid, a ser lançado em breve. O GT Pibid contará com dois representantes do Congresso: a senadora Fátima (PT/RN) e o deputado Waldenor Pereira.

Presente à reunião, a reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e representante da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Ângela Maria Paiva Cruz, considera a estratégia importante. "Juntos podemos fazer um Pibid melhor", defendeu.

Acompanharam o encontro o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Jesualdo Pereira Farias; os deputados Waldenor Pereira e Pedro Uczai; os senadores Angela Portela e Dalirio Beber; o reitor da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern), Pedro Fernandes, e representantes de categorias profissionais, como: Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) e do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub).

Orçamento

Este ano, a previsão do orçamento para custeio de instituições federais de ensino superior (Ifes) é de 8 bilhões de reais, segundo o secretário executivo do ministério da Educação (Mec), Luiz Cláudio Costa, durante reunião com a Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Desses, apenas R$ 1,9 bilhão é para as obras nas universidades. O secretário frisou que os valores não estão fechados, mas que o Mec luta para evitar cortes em programas de educação, como Pronatec, Ciência sem Fronteiras, Capes, entre outros.

Fonte: Agecom/UFRN

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]