SINDUFMA promove debate sobre aplicação de recursos públicos na educação superior privada

Publicado em 09 de março de 2016 às 09h47min

Tag(s): PROIFES



O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Maranhão recebeu o professor Gil Vicente, membro do PROIFES-Federação e do Conselho Nacional de Educação, em um debate importantíssimo promovido em parceria com o SINPROESSEMMA e o PROIFES na última quarta-feira (24) na UFMA. Com o tema “Os fluxos de recursos públicos para a educação superior privada” o debate reuniu professores, estudantes e interessados no tema.

Após a explanação do professor, que destacou alguns pontos relevantes sobre o seu estudo, vale salientar a importância de alavancar essa discussão, que perpassa por todo meio acadêmico, no que diz respeito à garantia de investimentos nas universidades federais.

Entre os apontamentos mais instigantes, estão os repasses de recursos para a educação superior privada no que tange o programa de financiamento estudantil (FIES), regido pelo governo federal. Os estudos apontam que em 2016 o montante de recursos públicos ultrapassam a importância de 21 bilhões de reais, cerca de 60% do orçamento repassado às instituições federais de ensino.

É importante destacar também que toda esta sangria de recursos se dá sem nenhum acompanhamento da qualidade de ensino ofertada pelos grandes centros educacionais privados. Sendo assim, dentro desse recorte, também vale salientar o crescimento espantoso das quatro maiores empresas de ensino superior no Brasil, acompanhando o surgimento do FIES. Foram debatidos também os repasses para o PROUNI, sucateamento das universidades públicas federais e outros temas, dentro da análise dos estudos do professor Gil Vicente. 
O SINDUFMA pretende intensificar os debates sobre essese outros temas.

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]