Comitê Nacional de Educação traça plano de lutas

Publicado em 01 de agosto de 2016 às 10h15min

Tag(s): Democracia



O Comitê Nacional de Educação realizou uma reunião ampliada nesta quinta-feira (28), em São Paulo, para fazer uma avaliação do atual cenário político, do trabalho desenvolvido pelo grupo e para traçar as ações para o próximo mês. O PROIFES-Federação foi representado pelo Diretor de Relações Internacionais, Gil Vicente Reis de Figueiredo (ADUFSCar, Sindicato).

Além do PROIFES, estiveram presentes membros da Contee,  da CNTE, da Fasubra, da UNE, da Anped, da Anfope, da Adufs, da Cedes, do Mieib e da Campanha Nacional pelo Direito à Educação. As entidades reunidas fizeram uma análise de conjuntura com foco nos últimos acontecimentos, sobretudo os cortes que atingiram a educação. O grupo ainda pontuou quais têm sido as lutas das entidades e as ações desenvolvidas em defesa da democracia.

Foi amplamente discutida também a atuação do Fórum Nacional de Educação e a importância da realização de uma reunião do FNE, marcada para 17 de agosto, para discutir as demandas educacionais frente a tantos ataques.

Diante da atual conjuntura, o Comitê reafirmou o ponto central da reunião e de sua atuação: o fato de que, neste momento, todas as articulações devem ser em defesa da democracia e pela rejeição e repúdio a qualquer retirada de direitos.

Para isso, o Comitê incorporou o seguinte calendário de lutas:

31 de julho: as mobilizações nas ruas de todo o país — Frente Brasil Sem Medo/ Fora Temer

5 de agosto: marcha nacional contra o golpe na abertura das Olimpíadas, no centro do Rio de Janeiro

9 de agosto: atos Fora Temer em todas as capitais e demais cidades, convocados pela Frente Brasil Popular

11 de agosto: mobilizações nas universidades e institutos federais pelo Fora Temer, contra a retirada de direitos, em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade e por uma escola sem mordaças, livre e autônoma

11 a 15 de agosto: atividade convocada pela UNE — Fora Temer, Fora Mendonça, Fora Lei da Mordaça

16 de agosto: greve geral convocada pelas centrais sindicais

17 de agosto: reunião do Fórum Nacional de Educação

24 a 29 de agosto: mobilizações em Brasília

Fonte: PROIFES-Federação com CONTEE

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]