Segunda parcela do reajuste de 10,8% para professores de IFES entra em vigor em janeiro

Publicado em 17 de janeiro de 2017 às 09h14min

Tag(s): PROIFES



Entrou em vigor em janeiro a segunda parcela, de 5,0%, do Acordo nº 19/2015, que prevê 10,8% de reajuste salarial para todos os professores de Instituições Federais de Ensino (IFEs) para os anos de 2016 e 2017.

O Acordo, de 2 de dezembro de 2015, foi assinado entre o PROIFES-Federação e o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, resultado das negociações entre o PROIFES e o governo federal. No acordo está prevista a concessão dos 10,8% de reajuste em duas partes, sendo que em agosto de 2016 entrou em vigor a primeira parte, de 5,5%.

Veja aqui as Tabelas Salariais referentes ao Acordo nº 19/2015

Para o presidente do PROIFES-Federação, professor Eduardo Rolim (ADUFRGS-Sindical), o Acordo é uma vitória da mobilização dos professores de IFES em todo o país.

O acordo dispõe sobre o processo de reestruturação do plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal, composto pelas seguintes Carreiras e Cargos de que trata a Lei 12.712 de 28 de dezembro de 2012:

I - Carreira de Magistério Superior e Cargo Isolado de Professor Titular-Livre do Magistério Superior;
II - Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e Cargo Isolado de Professor Titular-Livre do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico;
III - Carreira de Magistério do Ensino Básico Federal; e
IV - Carreira do Magistério do Ensino Básico dos Ex-Territórios.

Importante destacar que o reajuste previsto no Acordo é válido para todos os docentes que se enquadram na Lei 12.712 de 2012.

Esta é mais uma conquista do PROIFES-Federação para as categorias do Magistério Superior (MS) e do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT). O PROIFES-Federação tem por missão a luta por uma educação de qualidade para todos, valorizando todos os profissionais que trabalham diariamente para alcançar este objetivo.

Notícias relacionadas:

Governo Federal aceita grande parte da contraproposta do PROIFES-Federação

Após consulta nacional, PROIFES decide assinar acordo com o governo

PROIFES assina acordo com o governo que reestrutura salários e carreiras dos docentes federais

Publicadas Portarias que reajustam benefícios aos docentes

PROIFES e Governo discutem desdobramentos do acordo salarial e de carreira dos docentes federais

Para mais informações, acesse o portal do PROIFES-Federação.

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]