Sindicato ressalta papel do movimento em posse de novos docentes

Publicado em 19 de janeiro de 2017 às 11h30min

Tag(s): Posse



Na manhã desta quinta-feira (19), o ADURN-Sindicato esteve presente na solenidade de posse dos 23 novos docentes que integrarão o quadro funcional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A cerimônia aconteceu na sala de Colegiados, prédio da Reitoria do Campus Universitário, e teve início às 9h.

Os novos servidores ocuparão cargos nas categorias de Professor de Magistério Superior e Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico em diversos departamentos do Campus Central (Natal), Seridó (CERES), Trairi (FACISA) e Escola Agrícola de Jundiaí.

Na ocasião, o presidente do ADURN-Sindicato, Wellington Duarte, deu boas vindas aos docentes e destacou o papel do Sindicato não apenas nas lutas corporativas, estritamente econômica e reivindicatória, em defesa da carreira e dos direitos trabalhistas dos docentes, mas na pauta mais ampla, a exemplo do trabalho para derrubar projetos que ameaçam direitos e todo o setor público e que tramitam no Congresso Nacional, como a Reforma da Previdência.

A pró-reitora de Gestão de Pessoas (PROGESP), Miriam Dantas, falou sobre o significado do provimento de um cargo público, o regime estatutário, a função da Universidade enquanto autarquia do Governo Federal e sobre as atribuições dos novos servidores, que são ensino, pesquisa, extensão e gestão.

A fala de Miriam Dantas foi reforçada com o chamamento da pró-reitora de Graduação, Maria das Vitórias de Sá, para participação do Programa de Atualização Pedagógica – PAP. Para a professora, o curso oportuniza aos novos docentes entendimento do funcionamento da Instituição, do Serviço Jurídico Único e dos regulamentos dos cursos de graduação.

Após a leitura do Termo de Posse, a reitora Ângela Maria Paiva Cruz saudou os novos servidores e falou sobre a responsabilidade de integrar uma Universidade que além da excelência acadêmica busca, no respeito às diversidades, pluralidades e individualidades, ser referência Humana e Inclusiva.

Ao reconhecer o mérito de todos no enfrentamento das dificuldades para que se tornassem “formadores de cidadania”, a reitora lembrou os desafios que os novos docentes terão no início de um ano difícil, marcado por uma crise política e econômica e pela aprovação de medidas no Congresso Nacional que ameaçam o serviço público.

Também participaram da cerimônia o vice-reitor, José Daniel Diniz Melo, o ouvidor geral, Joseleno Marques, além de diretores de Centro, chefes de gabinete, docentes e técnicos-administrativos da UFRN.

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]