Dia C da Ciência: entidades se unem em defesa da Ciência, Tecnologia e Educação Superior no RN

Publicado em 20 de outubro de 2017 às 15h27min

Tag(s): Dia C da Ciência



Um grande movimento nacional em defesa da ciência, da tecnologia e da educação superior. É com este objetivo que instituições de ensino de todo o país realizam uma intensa programação no próximo dia 25 de outubro, o Dia C da Ciência. No Rio Grande do Norte, a atividade integrará a XXIII Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Cientec 2017).

Em uma parceria entre a UFRN, o ADURN-Sindicato, o DCE José Silton Pinheiro e a coordenação estadual da UNE, a data será marcada pela realização de um debate sobre a importância da conscientização e do apoio da sociedade para a sobrevivência do ensino superior gratuito e de qualidade e manutenção de um sistema nacional de pesquisa e inovação. A mesa acontece no Palco da Vila da Cultura, Praça Cívica do Campus Central, a partir das 17h, com a explanação dos professores, especialistas nas áreas, João Emanuel Evangelista de Oliveira, Jorge Tarcísio da Rocha Falcão e Maria do Livramento Miranda Clementino.

Frente aos cortes previstos para a ciência, tecnologia, inovação e educação superior pública para 2018 e ao que já foi contingenciado em 2017, a iniciativa visa alertar a população norte-riograndense sobre os riscos que a enorme redução, de quase 50%, dos recursos da CT&I e da educação superior traz para o país e cobrar uma solução urgente ao sucateamento de laboratórios e unidades de pesquisa, à diminuição e à possibilidade de interrupção na concessão de bolsas, à proibição de novos concursos e à ausência de recursos essenciais para a pesquisa científica e tecnológica.

Dia C da Ciência

Por iniciativa do Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação das Instituições Federais de Ensino e do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP) o Dia C da Ciência é uma mobilização nacional que envolve as instituições de ensino superior e pesquisa.

O objetivo é realizar um dia de atividades em escolas, museus, espaços públicos, espaços institucionais próprios e externos, para mostrar à comunidade a importância das pesquisas e como influenciam o cotidiano de todo cidadão.

A data, 25 de outubro, é a quarta-feira da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Espera-se que essa atividade passe a ser realizada anualmente, sempre no período da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, criando então a cultura do Dia C.

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]