Evento "Vermelhos Pelo Mundo" acontece entre 24, 25 e 26 de outubro na UFRN

Publicado em 23 de outubro de 2017 às 14h37min

Tag(s): Evento



O Departamento de Comunicação Social (DECOM) da UFRN recepciona entre os dias 24, 25 e 26 de outubro o evento “Vermelhos Pelo Mundo: Cinema e Política nos 100 anos da Revolução Russa”. Realizado pelo Grupo Eduardo Galeano em conjunto ao ECOMSUL, a ação possui uma programação voltada para discutir os 100 anos da Revolução Russa comemorados em 2017.

Através de debates e de uma mostra de cinema, o “Vermelhos Pelo Mundo” irá discutir a rica herança cinematográfica soviética e também os acontecimentos e os caminhos que este evento histórico legou para o mundo.

Entre os nomes que irão compor os espaços de discussão do encontro está o do presidente do ADURN-Sindicato, Wellington Duarte. Duarte participa juntamente a Adriano Medeiros Costa e Tiago Tavares e Silva da mesa que debaterá o tema "URSS: Revolução e Cinema". Confira a programação completa: 

24 de Outubro
16h30 às 18h30 – Exibição do longa “Outubro” (Dir.: Sergei Eisenstein e Grigori Aleksandrov, 1928), seguido de um debate.
Sinopse: Esta importante obra de Sergei Eisenstein retratam os acontecimentos desde o fim da monarquia russa em fevereiro de 1917 até o fim do governo provisório em novembro do mesmo ano. Lênin volta em abril. Em julho, os contrarrevolucionários mandam prendê-lo. Em outubro os bolcheviques tomam o poder. Outubro se tornou, e continua a ser, um dos relatos mais conhecidos e duradouros sobre a Revolução Russa.
19h às 22h – MESA REDONDA “URSS: Revolução e Cinema”;
Integrantes da Mesa: Wellington Duarte, Adriano Medeiros Costa, Antônio Spinelli e Tiago Tavares e Silva.

25 de Outubro
16h30 às 18h30 - Roda de Conversa com Movimentos Sociais, com: David do Nascimento (MST), João Paulo Farias (Levante Popular da Juventude), Mariana Ceci (Marcha Mundial das Mulheres) e Wellington Bernardo (Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas).
19h às 22h – Exibição do longa “Chapaev” (Dir.: Georgi Vasiliev e Sergei Vasiliev, 1934), seguido de um debate. 
Sinopse: Conta a história de Vasily Ivanovich Chapaev (1887-1919), um lendário comandante do Exército Vermelho que se tornou um herói da Guerra Civil Russa. O enredo do filme é baseado no romance homônimo do escritor e comissário bolchevique Dmitri Furmanov, o qual lutou junto com Chapaev. A obra se tornou uma das criações mais populares da história do cinema soviético. Apenas no primeiro ano, foi vista por mais de 30 milhões de pessoas só na União Soviética.

26 de Outubro
16h30 às 18h30 – Exibição do longa “A Batalha por Sevastopol” (Dir.: Sergey Mokritskiy, 2015), seguido de um debate. 
Sinopse: O filme conta a história da mítica Lyudmila Pavlichenko, uma franco-atiradora soviética durante a II Guerra Mundial, conhecida como "Lady Death", e a quem se atribui a morte de 309 soldados alemães. Sendo até hoje considerada a atiradora feminina mais bem sucedida na história, Lyudmila foi uma das pessoas responsáveis por mudar o rumo da história mundial.
19h às 22h – MESA REDONDA “Feminismo e Revolução”, com Lêda Mayara Alves (Movimento Mulheres do Seridó), Mariana Ceci (Marcha Mundial das Mulheres) e Samara Martins da Silva (Movimento de Mulheres Olga Benário). 

Realização: 
Grupo Eduardo Galeano de Estudos e Pesquisas Latino-Americanas em Comunicação Social (UFRN). 
Contatos: www.galeano.cchla.ufrn.br e https://www.facebook.com/grupogaleanoufrn
Grupo Ecomsul - Epistemologias e Práticas Emergentes e Transformadoras em Comunicação, Mídias e Cultura (UFRN).

Página do evento “Vermelhos pelo Cinema e Política nos 100 anos da Revolução Russa” no Facebook:
https://www.facebook.com/events/118534175486406/permalink/123441811662309/

Banner do evento:

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]