Com ampla participação dos docentes, 8º EPA consolida-se como um importante espaço para a discussão de assuntos relacionados à aposentadoria na UFRN

Publicado em 31 de outubro de 2017 às 17h38min

Tag(s): Aposentados EPA



Realizado na manhã desta terça-feira (31), no auditório do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o Encontro de Professores Aposentados da UFRN (EPA) chega a sua oitava edição consolidando-se como um importante espaço para a discussão de assuntos relacionados à aposentadoria.

Com ampla participação dos docentes, a programação do Encontro contou com um café da manhã de boas vindas, apresentação do coral do Projeto Sinta Amor, homenagens, palestras e sorteios de brindes.

Para a pró-reitora de gestão de pessoas da UFRN, Mirian Dantas, os encontros que o ADURN-Sindicato vem anualmente promovendo tem uma importância fundamental, “Estes eventos debatem questões que precisamos muito fomentar. Fomentar para, afinal, entendermos o que está acontecendo. Para o aposentado, principalmente, uma vez que este fica mais afastado da instituição. Que outros momentos como esse aconteçam”, disse a pró-reitora.

O presidente do ADURN-Sindicato, Wellington Duarte, ressaltou que desde o início de sua gestão buscou trazer um novo olhar à questão dos aposentados, com a criação da Comissão de Assuntos de Aposentadoria. “É uma comissão atuante que fez com que eu tenha que a ouvir constantemente. Através de reunião semanal, esta comissão, muito proponente, facilitou os diálogos, promoveu o trabalho e o conhecimento que tínhamos sobre este segmento dos aposentados. Por isso os tomo como não só conselheiros, mas exatamente como propositores. E dada nossas condições limitadas de orçamento no Sindicato, procuramos que todas essas proposições sejam atendidas invariavelmente”, destacou.

 Durante a mesa de abertura do evento, Wellington ainda chamou atenção para o delicado momento que estamos vivenciando, “estamos num campo muito volátil. Ontem mesmo, por exemplo, recebemos que foi publicado no Diário Oficial mais uma bomba: o governo elevou a alíquota previdenciária dos servidores federais de 11% para 14% e postergou para 2019 os acordos que foram acertados em 2012, 2014 e tornados lei em 2016. Essa medida provisória traz mais uma trava em nossas vidas e afeta profundamente a vida dos aposentados. Nós tínhamos conseguido esse pequeno fôlego com a restituição de carreira, com o último aumento, e este governo com sua última medida provisória intransigente e autoritária simplesmente bloqueia essa nossa tentativa de recuperar o mínimo possível para os professores universitários da ativa e aposentados”, alertou.

Os ataques do governo aos aposentados também foram destaque na fala do diretor de assuntos de aposentadoria do ADURN-Sindicato, Maxwell Albuquerque, durante a mesa de abertura do evento. “A semana passada estivemos em Recife para discutir junto aos colegas de outras Entidades o aumento abusivo dos planos de saúde, sobretudo para aqueles que possuem mais de 60 anos; o aumento da alíquota previdenciária dos servidores públicos de 11% para 20% e a mudança da contribuição previdenciária dos aposentados, que poderá passar a ser calculada sobre o valor total do salário e não sobre o valor que excede o teto da Previdência. Essas medidas sequer estão sendo discutidas conosco, precisamos nos articular para que possamos barrar essas ameaças aos nosso direitos”, ressaltou. Na oportunidade, o diretor ainda apresentou a nova Área do Aposentado do site do ADURN-Sindicato. A página concentra todos os assuntos de interesse dos aposentados e está no ar desde julho deste ano.

Palestras

Nesta edição do EPA, os presentes tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra proferida pela ‪Advogada Vandrea Alves, especialista em Direito Previdenciário. De forma didática a Dra. Vandrea apresentou aos docentes os impactos da PEC 287 (Reforma da Previdência) na vida dos aposentados.

Em um segundo momento, a assessora jurídica do ADURN-Sindicato, Andreia Munemassa, atualizou os docentes a respeito do andamento do processo dos Precatórios e esclareceu as dúvidas da plateia acerca da ação dos 28,86%.

Homenagens

Como já é tradicional, o evento contou com um momento de reconhecimento aos docentes que contribuíram no processo de construção dos saberes profissionais da UFRN. Este ano 7 docentes foram homenageados com a entrega de placas e a leitura de suas trajetórias acadêmicas.

Foram homenageados os professores Eduardo Gomes Seabra, José Willington Germano, José Aranha Sobrinho, José Lacerda Alves Felipe, Maria Bernardete Cordeiro de Sousa e Adilson Gurgel de Castro.

 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]