Conferência Intermunicipal Popular de Educação movimenta o Polo Natal

Publicado em 29 de novembro de 2017 às 11h18min

Tag(s): Conape



Garantir a participação popular direta na elaboração de políticas educacionais. É com este objetivo que o Fórum Estadual de Educação no Rio Grande do Norte dá continuidade à realização das etapas intermunicipais para Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE). No próximo dia 6 de dezembro acontece a Conferência do Polo Natal.

Na capital potiguar, a conferência ocorre nas dependências do Centro de Educação da UFRN e envolverá os municípios de Ceará Mirim, Extremoz, Goianinha, Macaíba, Maxaranguape, Monte Alegre, Natal, Nísia Floresta, Parnamirim, São Gonçalo de Amarante, São José de Mipibu e Vera Cruz.

As Conferências Intermunicipais Populares de Educação (COIMPE) no Estado acontecem entre os dias 12 de novembro e 12 de dezembro de 2017. No total, são 10 polos (Açu, Caicó, Currais Novos, João Câmara, Mossoró, Natal, Nova Cruz, Pau dos Ferros, Santa Cruz e São Paulo do Potengi), que deverão envolver uma média de público de 2.000 pessoas.

Para ter o direito a ser eleito delegado, é preciso fazer a inscrição e enviar a ficha por e-mail (conapenatal@gmail.com). Fica assegurada a participação, em cada COIMPE, de todos os segmentos (entidades, movimentos, organizações, pais e alunos e sociedade civil), que obedecerão a seguinte distribuição: a) 50% dos(as) delegados(as) eleitos nas suas instâncias representando a Educação Básica; b) 30% dos(as) delegados(as) representando a Educação Superior; e c) 20% dos(as) delegados(as) representando a Educação Profissional e Tecnológica.

“A mobilização popular é fundamental para alcançarmos as metas traçadas para o Estado em todos os segmentos. O desafio é que estes sejam espaços de retomada do projeto democrático educacional do país e de enfrentamento aos ataques à Educação Pública”, ressaltou a vice-presidente do ADURN-Sindicato e diretora do PROIFES-Federação, Gilka Pimentel.

Confira a programação da COIMPE Polo Natal.

PROGRAMAÇÃO 

8:00 – 8:30 – Credenciamento

8:30 – 9:30 Apresentação Cultural/ Mesa de Abertura e Aprovação do Regimento

9:30 – 10:30 Conferência de Abertura: Implementar os Planos de Educação é defender uma educação pública de qualidade social, gratuita, laica e emancipadora.

10: 30 –  12:00 Intervenções e debates

12:00 – 13:30 Almoço

13:30 – 15:30 Debates dos Eixos

EIXO III - Planos decenais, SNE e gestão democrática: participação popular e controle social.

EIXO V - Planos decenais, SNE, educação e diversidade: democratização, direitos humanos, justiça social e inclusão.

EIXO VII - Planos decenais, SNE e valorização dos profissionais da educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde.

EIXO VIII - Planos decenais, SNE e financiamento da educação: gestão, transparência e controle social.

16:00 – Plenária Final

17:00  – Encerramento

ADURN Sindicato
84 3211 9236 • secretaria@adurn.org.br