Colapso da pesquisa no Brasil

Publicado em 11 de janeiro de 2018 às 08h52min

Tag(s): Pesquisa



A última edição da Revista ADverso, produzida pela ADUFRGS-Sindical, trouxe como destaque a grave situação da pesquisa no Brasil. A reportagem foi conhecer algumas pesquisas de alta relevância para o desenvolvimento do país ameaçadas pelos drásticos cortes de recursos e investimentos na área científica. “Vamos parar de produzir inovação, parar de produzir pesquisas de alta qualidade, com chances de patenteamento”, afirma o professor Alexandre José Macedo, que estuda os Biofilmes Bacterianos, no primeiro episódio da série de vídeos Colapso da pesquisa no Brasil.

Primeiro episódio – Alexandre Macedo 

No segundo episódio da série, a professora da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Silvia Guterres, que desenvolve a pesquisa sobre nano medicamentos, materiais capazes de direcionar o fármaco diretamente para a região necessitada do organismo, relata que o corte de verbas reduziu a aquisição de insumos e que hoje depende da boa vontade do grupo de pesquisadores que trabalha com ela para manter as pesquisas na área: "a ciência é uma espécie de resistência. Hoje, a crise é uma das mais graves das últimas décadas".

Segundo episódio – Silvia Guterres

Bruno Requião, agente da polícia federal e doutorando do Instituto de Física da UFRGS, afirma que apostar em ciência e na integração entre academia e sociedade é o futuro. Conheça, no terceiro episódio da série O Colapso da pesquisa no Brasil, o projeto que utiliza métodos científicos na investigação criminal.

Terceiro episódio – Bruno Requião

“Devemos estar atentos aos corte de recursos para pesquisa, que são investimentos de uma nação, que quer que suas gerações futuras tenham uma boa formação para dar repostas aos grande problemas do dia a dia”, alerta Airton Tetelbom Stein, Pró-reitor de Pesquisa da UFCSPA, no quarto episódio da série.

Quarto episódio - Airton Tetelbom Stein

Assista, curta, compartilhe todos episódio da série O Colapso da Pesquisa no Brasil, produzido pela ADUFRGS-Sindical.

Fonte: PROIFES-Federação

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]