Andifes promove debate sobre conjuntura política e econômica

Publicado em 08 de fevereiro de 2018 às 09h47min

Tag(s): Política



Promover um debate sobre a conjuntura política e as perspectivas para o cenário econômico do País é o objetivo de um seminário que será realizado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), no dia 21 de fevereiro. Além disso, o papel do Estado na Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação também está na pauta de discussões.

De acordo com o presidente da Andifes, professor Emmanuel Tourinho, a excelência das atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como a eficiência na gestão praticada nas universidades federais são frutos de muito trabalho e do uso intensivo do conhecimento produzido nas próprias universidades e também alcançado na interlocução permanente da Andifes com instituições parceiras e profissionais qualificados. Dessa maneira, a avaliação criteriosa, ao início de cada ano, já é uma tradição entre os reitores, que realizam uma formulação de ações bem fundamentadas, com o objetivo de alcançarem resultados efetivos para as universidades federais.

“A exemplo dos anos anteriores, queremos conhecer as opiniões de especialistas renomados, que integram variadas frentes de atuação. Certamente, o conjunto de informações trazido por profissionais e representantes de importantes instituições, com diferentes visões e ampla experiência, ajudará no planejamento das ações das universidades federais e da Andifes”, explica Tourinho.

Para tratar sobre “O Papel do estado na Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação”, além do professor Emmanuel Tourinho, confirmaram a presença o reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), professor Marcelo Knobel; o diretor do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Ronald Cintra Shellard; e o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Maurício Antônio Lopes.

“Com esses convidados, também buscamos uma visão plural e qualificada. Temos representantes de diferentes órgãos estatais, universidades e secretarias estaduais, ministério da Educação, da Agricultura e do próprio Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações”, ressalta o secretário executivo da Andifes, Gustavo Balduino.

Para debater a conjuntura econômica, a Andifes recebe profissionais que atuam na formulação das ações de governo, no mercado financeiro, na indústria, nos sindicatos de trabalhadores e na academia, como o secretário de Acompanhamento Econômico (SEAE) do Ministério da Fazenda, Mansueto Almeida Junior; o diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), Clemente Ganz Lúcio; o diretor-executivo do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI), Júlio Gomes de Almeida; o economista-chefe da Gradual Investimentos, André Perfeito; o professor da Unicamp, Mariano Francisco Laplane.

“Passamos por um período com intensas mudanças e polarizações, em que a sociedade brasileira discute o modelo de desenvolvimento do País. O papel do estado, em particular no que se refere às políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação e de Educação, merece destacada atenção. Acreditamos que as instituições públicas que atuam nessas áreas têm uma contribuição relevante para esses debates”, finaliza Tourinho.

Serviço:

Seminário Andifes “O papel do estado na Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação”
Quando: Dia 21 de fevereiro de 2018, das 9h30 às 12h30

Seminário Andifes “Brasil, conjuntura e perspectivas econômicas”
Quando: Dia 21 de fevereiro de 2018, das 14h às 17h30

Onde: Sede da Andifes – Setor Comercial Sul, Quadra 1, Bloco K, nº 30, 8º andar – Brasília/DF

Fonte: ANDIFES

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]