Compreensão federativa do PROIFES marca abertura do Seminário de Comunicação

Publicado em 11 de março de 2018 às 12h22min

Tag(s): Comunicação



A necessidade de compreensão do funcionamento federativo do PROIFES foi a tônica da abertura do III Seminário de Comunicação da Federação na manhã deste domingo, 11, na sede da APUB Sindicato, em Salvador.

Formado há 14 anos a partir da necessidade das entidades representativas dos docentes das Instituições Federais de Ensino Superior em se organizarem em torno de uma política comum mas que respeitasse sua autonomia administrativa, o PROIFES-Federação vivencia atualmente o desfio de fortalecer sua comunicação em rede com a colaboração e integração dos sindicatos filiados.

A preocupação da disputa de narrativa, que ocupa a pauta do mundo sindical na atual conjuntura de crise política, econômica e institucional, de desmonte do Estado e da Educação pública e de ataques à autonomia universitária, marcou as falas de abertura do Encontro.

Com a afirmativa da importância da comunicação orgânica e integrada dos sindicatos federados para o fortalecimento do PROIFES, a professora Gilka Pimentel, diretora da Federação na pasta fez a abertura do debate.

A fala da dirigente foi reforçada pelo presidente da Federação, Nilton Brandão, ao tratar da relação da Comunicação da entidade com os seus sindicatos federados. À assertiva da centralidade da Comunicação na atualidade, o dirigente ressaltou a necessidade de compreensão do funcionamento federativo do PROIFES.

Com uma comunicação no país extremamente concentrada e um debate sobre sua democratização interditado, sindicatos, Centrais, Federações e Confederações passam a discutir a centralidade do setor na disputa hegemônica da narrativa junto à sociedade e sua capacidade de influência na leitura dos processos em curso.

Essa foi a análise que o presidente da ADUFG Sindicato, Flávio Silva, que esteve à frente da condução da pasta no PROIFES-Federação na gestão anterior, fez durante o relato e avaliação das atividades de comunicação e da sua relação com os sindicatos federados.

Formação

Em momento reservado para a formação dos comunicadores, o presidente da Federação, Nilton Brandão, relatou os processos de negociação e construção da carreira docente e traçou um panorama da conjuntura educacional no Brasil e na América Latina.

A manhã do primeiro dia de debate foi encerrada com a pauta das especificidades da carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) e do Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC), apresentadas pelo presidente do Sindproifes, Valdemir Alves.

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]