Comissão Eleitoral conhece e esclarece dúvidas a respeito de Sistema de votação eletrônica

Publicado em 20 de abril de 2018 às 12h15min

Tag(s): Eleição



Reunidos na sede do ADURN-Sindicato, na tarde desta quinta-feira (19), os membros da Comissão Eleitoral responsáveis pela condução do pleito para escolha dos dirigentes da Entidade no triênio 2018/2021, conheceram o sistema de votação eletrônica que será utilizado durante a eleição. A apresentação foi realizada pelo diretor da empresa Dunas Software, Cláudio Trindade.

Durante a reunião Cláudio esclareceu à comissão todas as dúvidas referentes ao processo eleitoral. “Esse sistema foi desenvolvido para que possa ser acessado de qualquer lugar, desde que haja acesso à internet disponível. Para votar, o professor precisará informar alguns dados pessoais que serão solicitados, assim será feita uma validação e em seguida o voto realizado será computado. Ao final do processo poderá ser feita uma auditoria e logo depois a retirada do resultado”, disse Cláudio.

O presidente da Comissão Eleitoral, professor João Rodrigues Neto, ressaltou a preocupação da comissão com a segurança do pleito. “Ao fazer a seleção da empresa, através da tomada de preços, nós tivemos o cuidado de contratar um prestador de serviço que nos fornecesse um sistema que proporcionasse além da segurança dos dados, a garantia de sigilo do voto”, explicou João Rodrigues.

De acordo com Cláudio Trindade, para garantir a integridade dos dados da votação foi aplicado ao sistema um protocolo de autenticação SSL. “Isso significa que todas as informações que trafegarem durante a eleição serão criptografadas, não permitindo que terceiros possam coletar nem os dados do eleitor, nem em quem ele votou”, afirmou.

A eleição para nova diretoria do ADURN-Sindicato acontece nos próximos dias 3 e 4 de maio.

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]