ADURN-Sindicato repudia ataque a servidores da FACISA

Publicado em 27 de setembro de 2018 às 17h11min

Tag(s): Nota



O Sindicato dos Docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ADURN-Sindicato) vem a público se posicionar a respeito dos ataques sofridos por professores da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA/UFRN), motivado pela exposição do posicionamento político dos docentes em suas redes sociais. Tal fato, fere diretamente a liberdade de expressão, direito assegurado pela Constituição Federal de 1988, e que faz parte da ambiência democrática.

A atitude irresponsável de alguns agentes públicos, incitando claramente o ódio contra os colegas professores da FACISA, demonstra desconhecimento acerca do que representa uma universidade pública, instituição formada como um campo de construção de ideias que defendem a civilização e tem, ao longo dos anos, estabelecido dezenas de linhas de pesquisa e ações institucionais em que se destaca a defesa dos direitos das minorias, a pluralidade e o combate sistemático aos discursos de ódio.

Atacar os servidores públicos de uma instituição que há dez anos vem contribuindo com a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos santa-cruzense, assim como a própria faculdade, hoje considerada um centro de excelência acadêmica, é uma atitude que só reforça a necessidade de democratizarmos mais o país, excluindo os discursos de ódio e as posturas truculentas nos embates políticos.

O ADURN-Sindicato, entidade que representa os professores da UFRN, repudia toda e qualquer forma de intransigência que se revele persecutória e tomará as medidas judiciais cabíveis, caso necessário, para assegurar aos seus sindicalizados o direito de exercer o princípio básico da liberdade de opinião garantindo que, por isso, não sejam perseguidos.

Lutamos durante 21 anos pelo restabelecimento do Estado Democrático de Direito em nosso país e não aceitamos a ideia de retornarmos a esses tempos sombrios, para isso, estaremos, dentro das normas democráticas vigentes, ao lado dos professores que sentirem sua integridade ameaçada.

A Diretoria

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]