II Congresso UFPE debaterá os rumos da universidade

Publicado em 29 de outubro de 2018 às 12h56min

Tag(s): Congresso



No próximo dia 6 de novembro a Associação de Docentes da Universidade Federal de Pernambuco (ADUFEPE) promove o II Congresso UFPE em debate – Adufepe 2018 que reunirá participantes e debatedores de todo país para refletir sobre a importância da Universidade Brasileira e da produção científica. O evento promovido pela ADUFEPE, acontece até o dia 9 de novembro e terá como tema “A universidade de ideias e ideias de universidade”. Inscrições e submissões de artigos de opinião estão abertas até o dia 2 de novembro para toda a comunidade acadêmica.

A expectativa dos organizadores é a participação massiva dos docentes, estudantes e técnico-administrativos. “Esperamos uma ampla participação da comunidade acadêmica e uma discussão franca e aberta sobre a concepção de universidade que desejamos construir e integrar na UFPE”, disse o vice-presidente da ADUFEPE, prof. Fernando Nascimento.

Ele acredita que a partir das reflexões pautadas no evento haverá mudanças substanciais. “Apesar da universidade ter uma longa história, ela pode ser transformada se toda a comunidade se empenhar, então, a questão é o que queremos para o futuro da UFPE, sobretudo nesse momento tenebroso de crise das instituições democráticas”, pontua o diretor.

Além dos debates relacionando a universidade à Ciência, Cultura, Tecnologia e Inovação o evento abordará Defesa dos Direitos Humanos, Inclusão, Empoderamento Social, Arte, Educação Básica e outros. Confira a programação aqui. O congresso reunirá grandes nomes nacionais e internacionais, entre eles: Joanildo Burity (Fundaj), Remi Castioni (UNB), Silke Weber (UFPE), Luiz Bevilacqua (USP) e Alejandro Restrepo (Colômbia). A palestra de encerramento do congresso será ministrada pelo professor Renato Janine – ex-ministro da Educação.

Para o evento, que promete uma grande reflexão conjunta sobre universidade brasileira, são esperados cerca de 500 inscritos. Além das representações locais dos três campi, a ADUFEPE receberá integrantes de outras universidades e faculdades pernambucanas, autoridades governamentais e dirigentes de entidades sindicais.

Serviço

II CONGRESSO UFPE EM DEBATE – ADUFEPE 2018 – Universidade de Ideias e Ideias de Universidade

6 a 9 de novembro de 2018, das 8 h às 18 h

Locais: Auditório da Biblioteca Central, Auditório Paulo Rosas (Adufepe), Auditório Barbosa Lima Sobrinho (CFCH), Auditório Newton Mais (CTG),

Inscrições: https://www.sympla.com.br/ii-congresso-ufpe-em-debate-universidade-de-ideias-e-ideias-de-universidade__378850

Mais informações: http://www.adufepe.org.br/congressoufpe

Fonte: Adufepe

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]