3º Encontro de Professores Aposentados da UFRN discute temas relevantes para a categoria

Publicado em 31 de outubro de 2011 às 19h17min

Tag(s): EPA



Com o objetivo de reunir os professores aposentados da UFRN em um espaço voltado para confraternizações e debates sobre direitos referentes aos planos de carreira e aposentadoria, o ADURN-Sindicato realizou na última quinta-feira (27) o 3º Encontro de Professores Aposentados da UFRN (EPA). O evento aconteceu no auditório B do Centro de Ciências Humanas Letras e Artes da UFRN (CCHLA) e durante todo o dia mais de sessenta docentes aposentados tiveram a oportunidade de participar ativamente de palestras e debates, além de confraternizar com antigos colegas de trabalho.

A abertura do encontro aconteceu por volta das 9h da manhã, na ocasião o diretor de Política Educacional e Científica do ADURN-Sindicato, José Maxwell de Albuquerque, e o Presidente do ADURN-Sindicato, João Bosco de Araújo, desejaram aos professores um bom reencontro. "Esperamos que o EPA sirva como um ponto de confraternização e que vocês possam tirar as dúvidas necessárias ao planos de carreira", disse Maxwell.

A primeira palestra do dia foi proferida por Heronides Meireles e Elizabete Álvares, integrantes da seção de aposentados e pensionistas do Departamento de Administração de Pessoal da UFRN. Eles falaram sobre os direitos dos aposentados, meia-entrada em eventos culturais e planos de saúde, sobre a importância da atualização dos dados dos professores para o bom andamento dos processos jurídicos, além de esclarecer as dúvidas dos presentes.

Em seguida, o docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro e diretor de políticas públicas do PROIFES, Fernando Amorim, proferiu uma palestra sobre a participação do aposentado na discussão do plano de carreira. O professor explicou que a negociação do piso salarial junto ao Governo é complicada. Apesar disso, Fernando afirmou considerar um bom avanço para a classe docente e principalmente para os aposentados, o reajuste de 4% alcançado durante as últimas negociações. "O reajuste foi favorável. A classe dos aposentados foi a que mais teve avanço, por sinal", comentou o diretor do PROIFES.

Ao fim da programação matinal do EPA, os docentes aposentados puderam confraternizar com seus antigos colegas de trabalho em um almoço oferecido pelo ADURN-Sindicato no Restaurante da APURN.
A programação da tarde teve início com uma palestra do diretor da União Cooperativista de Ensino Superior, Pesquisa e Extensão do Rio Grande do Norte (UNICOOPES/RN), José Marival Martins Germano, ele falou sobre a PEC 555/06, que elimina a contribuição previdenciária dos servidores inativos e da PEC 270/08, que garante proventos integrais e a paridade para o servidor que se aposentar por invalidez.

Após a palestra do diretor da UNICOOPES/RN, houve uma pequena pausa na programação para que os professores aposentados tivessem a oportunidade de fazer a confecção da carteira de associado do ADURN-Sindicato. A iniciativa visou a comodidade dos docentes que receberam a carteira na hora, sem precisar ir até a sede da Entidade.


 

Além disso, os docentes aposentados ainda puderam realizar a inscrição no Projeto SINTA AMOR (SINTA - Serviço Integrado de Terapias Auxiliares; AMOR – Acolhimento Maturidade Ocupação Renascimento), uma parceria do ADURN-Sindicato, APURN e UNICOOPES, que visa Contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos professores aposentados da UFRN.

Para a professora aposentada Maria da Guia, só de poder fazer a carteirinha do ADURN e se inscrever no projeto SINTA AMOR, o encontro já valeu a pena. “A oportunidade de fazer a carteirinha aqui mesmo foi maravilhosa, porque nem todos os aposentados podem ir até a sede do ADURN somente para fazer isso. E esse projeto SINTA AMOR é uma ótima iniciativa para que nós aposentados possamos voltar ao convívio da Universidade”, disse.

Encerrando o ciclo de palestras do EPA, a assessora jurídica do ADURN-Sindicato, Andréia Araújo Munemassa, subiu à mesa para falar sobre ações jurídicas. Na ocasião, os professores aposentados puderam esclarecer questões sobre as ações coletivas que estão sendo movidas a favor da categoria.


 

A professora aposentada Ann Mary Pinheiro Aby Faraj, parabenizou o ADURN-Sindicato pela iniciativa. “Foi muito bom, passei o dia aqui e estou sabendo de tanta coisa que eu vou passar para os meus amigos que estão dentro da Instituição”.


 

O Encontro foi encerrado com o sorteio de brindes oferecidos pela Cooperativa Cultural do Campus para os professores aposentados e com uma apresentação musical da Orquestra Potiguar de Clarinetas.


 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]