Hospital Universitário Onofre Lopes realiza teste do olhinho em bebês

Publicado em 08 de fevereiro de 2012 às 10h59min

Tag(s): Saúde



O Hospital Universitário Onofre Lopes realiza todas as terças-feiras, a partir das 7h30, no setor de oftalmologia, 1º andar, o teste do olhinho e da retinopatia da prematuridade.
O teste realizado desde 1998 é feito em aproximadamente 30 crianças por ambulatório, e seu principal objetivo é diagnosticar as alterações oculares dos recém-nascidos que porventura tenham ocorrido durante a gestação.
Segundo o médico oftalmologista que coordena o projeto, Alexandre Bezerra, o teste serve como exame de triagem para crianças que nascem em tempo normal. Nos bebês prematuros, há necessidade de um exame específico, já que nesse caso existe o risco de descolamento da retina, uma vez que o bebê nessas condições geralmente não desenvolveu alguns órgãos, inclusive o olho. "Por exemplo, numa mãe que teve toxoplasmose ou catarata congênita, o tratamento precoce evita a perda visual", concluiu o médico.
Segundo a moradora do Conjunto Pirangi Jackeline Lima, o exame é importante devido à questão da prevenção porque, quanto mais cedo se identificar o problema, melhor. No entanto, ela acha que o exame deveria ser feito também em outros hospitais da cidade.

Agecom

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]