Nossos valores


Pedagogia e Educação Infatil

Entrevista em 18 de maio de 2010

A professora Suzana Maria Brito de Medeiros possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em 1990; e mestrado em Educação pela UFRN, em 2004. De 2005 a 2008, coordenou o Núcleo de Educação Infantil (NEI), unidade suplementar da UFRN, onde atualmente é diretora.

Suzana Maria Brito


Entre a Química, O NUPLAM e a APURN

Entrevista em 11 de maio de 2010

Paulo Roberto Paiva Campos graduou-se em ‘Química – Bacharelado’, em 1977, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde também fez especialização em ‘Química Analítica’. Ainda na UFRN, cursou seu mestrado em ‘Administração de Recursos Humanos’, em 1987, no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) e, atualmente, segue essa linha de estudo no seu doutorado através do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade (PPGQ).

Paulo Roberto Paiva Campos


Antropologia e Etnociência

Entrevista em 12 de abril de 2010

Francisca de Souza Miller é graduada em Ciências Sociais, 1987, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); possui mestrado em Antropologia, 1994, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde apresentou a dissertação ‘Organização social de uma comunidade de pesca artesanal no Rio Grande do Norte’; e Doutorado em Ciências Sociais, 2005, pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com a tese ‘Pescadores e Coletoras de Patané/Camocim: aspectos da adaptação humana aos manguezais do RN’.

Francisca de Souza Miller


Habitação social, planejamento e espaço urbano

Entrevista em 05 de abril de 2010

Marcelo Bezerra de Melo Tinôco é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP), em 1983, onde cursou mestrado em 1993, e doutorado em 2001. Os últimos voltados para a ‘Habitação de interesse social e sua relação com os grandes empreendimentos turísticos’.

Marcelo Bezerra de Melo Tinôco


Petróleo e Economia Regional

Entrevista em 29 de março de 2010

João Rodrigues Neto é graduado em Economia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN (1972) com especialização em ‘Desenvolvimento e Subdesenvolvimento Econômico’, pelo L' Istituto di Studi per lo Sviluppo Economico, Napoli , Itália (1982). Cursou seu mestrado na Universidade Federal da Paraíba – UFPB (1994) e seu Doutorado no Instituto de Economia da UNICAMP, Campinas-SP (2007), ambos voltados para o estudo do ‘Petróleo’.

João Rodrigues Neto


Estado e Políticas Públicas: dinâmica Social em Natal

Entrevista em 15 de março de 2010

A professora Soraia Maria do Socorro Carlos Vidal é graduada em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP (1981) e fez especialização na UFRN em Metodologia da Pesquisa, durante seis meses, em 1984. Cursou mestrado em Sociologia Política pela PUC-SP (1994) e teve a cidade do Natal como área de pesquisa. A dissertação tratou sobre a estruturação urbana da cidade, estudando a segregação sócio-espacial. Ainda pela PUC-SP, em 2000, a professora defendeu a tese de doutorado sobre processos migratórios internacionais, em Toronto, no Canadá, onde pesquisou brasileiros que moravam lá na época, e acompanhou as pesquisas que trabalhavam a mesma temática. Como docente da UFRN, Soraia Vidal ingressou em 2008, sendo professora substituta do Departamento de Ciências Sociais. No ano seguinte, se tornou professora efetiva do Departamento de Políticas Públicas, onde atualmente leciona no curso de Gestão de Políticas Públicas. Pelo Programa de Pós Graduação em Estudos Urbanos e Regionais, Soraia Vidal atua orientando e lecionando a disciplina ‘Cidades, estratégias e projetos’.

Soraia Maria do Socorro Carlos Vidal


Um profissional de comunicação completo

Entrevista em 01 de março de 2010

O professor Ruy Alkmin Rocha Filho cursou Comunicação Social, habilitação Jornalismo na Universidade Potiguar (2001), fez mestrado em Ciências Sociais pela UFRN (2005) e está fazendo doutorado em Educação, no Chile, com previsão de término em 2012. Para ingressar na UFRN como docente, Ruy Rocha prestou concurso e foi admitido como professor substituto em 2005 e, novamente, em 2007. No ano de 2009, prestou concurso para professor efetivo e atualmente possui o cargo de Professor Assistente I, dedicação exclusiva. Ministra as disciplinas Introdução ao Rádio, Direção em TV e Tópicos Especiais em TV.

Ruy Alkmin Rocha Filho


Educação Física e Ciências do Esporte

Entrevista em 23 de fevereiro de 2010

Raimundo Nonato Nunes é Graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN (1977) e Especialista em Ciências do Esporte pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (1979). Foi Vice-Coordenador do Laboratório de Avaliação e Atividades Físicas – LAFIS (2007-2009), e membro de Colegiados e Câmaras de Extensão e Ensino do Departamento de Educação Física da UFRN.

Raimundo Nonato Nunes


Tecnologia Cênica e Cultura Sustentável

Entrevista em 19 de fevereiro de 2010

José Sávio Oliveira de Araújo é licenciado em Educação Artística com habilitação em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN (1995), onde também cursou Mestrado (1998) e Doutorado (2005) no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade (PPGEd/UFRN). Recentemente, fez seu Pós-Doutorado em Artes Cênicas e Tecnologia na University of British Columbia, Vancouver, Canadá. Em 2002, Sávio Araújo ingressou na UFRN como professor do Departamento de Artes (DART) lecionando a disciplina de Cenografia e Tecnologia Cênica. Desde então, assumiu a Vice-Chefia do DART, foi coordenador do Curso de Pós-Graduação em Artes Cênicas, e foi o 1º coordenador do Curso de Teatro – função a qual o professor reassumiu atualmente.

José Sávio Oliveira de Araújo


Exercícios da Poesia

Entrevista em 09 de fevereiro de 2010

Maria José Mamede Galvão é irmã da escritora e poetisa Zila Mamede e professora aposentada da UFRN, e que muito fez pelo Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES/ Currais Novos e pela educação da região. A professora Maria José Mamede Galvão nasceu em Nova Palmeira, Paraíba. Seu pai era potiguar, nascido em Parelhas e trabalhava como mascate. Em 1935, a família se mudou para Currais Novos. A professora permaneceu na cidade até 1942, quando, a família se mudou para Natal. Maria José continuou seus estudos no Atheneu Norte-Riograndense e, em seguida, na Escola Normal. “Naquela época, quando terminávamos o segundo grau, era hora de nós, mulheres, nos casarmos. E assim aconteceu comigo. Eu terminei o segundo grau em 1950 e no ano seguinte me casei”, conta.

Maria José Mamede Galvão


Saúde Mental, Organização e Gestão de Serviços de Saúde

Entrevista em 01 de fevereiro de 2010

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (1974), Maurício Roberto Campelo de Macedo fez seu Mestrado em Medicina Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (1982) e Doutorado em Saúde Pública pela Universidade de Montreal – Canadá (2006).

Maurício Roberto Campelo de Macedo


Saúde Bucal e Estudos em Saúde Coletiva

Entrevista em 25 de janeiro de 2010

A professora Elizabethe Cristina Fagundes de Souza possui graduação em Odontologia (1983), concluiu mestrado em Odontologia Social em 1990, ambos pela UFRN, e possui doutorado na área de Saúde Coletiva pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (2003).

Elizabethe Cristina Fagundes de Souza


Comunicação em desenvolvimento na UFRN

Entrevista em 18 de janeiro de 2010

A professora Kenia Beatriz Ferreira Maia possui graduação em Comunicação Social – Habilitação Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás (1987), cursou mestrado na Université Paris X-Nanterre, França (1994) e concluiu doutorado em Ciência da Informação e da Comunicação pela Université de Metz (2003), também na França.

Kenia Beatriz Ferreira Maia


Filosofia, Direito, Ciências Sociais e Educação

Entrevista em 11 de janeiro de 2010

O professor Mario Lourenço de Medeiros possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (1988), graduação em Direito pela Universidade Federal dório Grande do Norte - UFRN (1997), especialização em Processo Penal pela Universidade Potiguar - UNP (2000), mestrado em Ciências Sociais Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2008). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa.

Mario Lourenço de Medeiros


Doutorado e Pós-doutorado em Administração

Entrevista em 04 de janeiro de 2010

Maria Arlete Duarte de Araújo ingressou na UFRN em 1982, através de Concurso Público, é professora titular do Departamento de Ciências Administrativas da UFRN desde 2007. Formou-se em Administração (1978) pela Universidade Federal de Sergipe, é Mestre em Administração (1983) pela Universidade Federal da Paraíba, Especialista em Administração Universitária (1990) pela UFRN, Doutora em Administração (1996) pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo /FGV-SP.

Maria Arlete Duarte de Araújo


ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]