Exemplo de dedicação e responsabilidade no Serviço Social

Exemplo de dedicação e responsabilidade no Serviço Social

Entrevista em 27 de setembro de 2010

Prestes a receber o Título de Professora Emérita da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Terezinha de Queiroz Aranha graduou-se em Serviço Social, em 1962, pela antiga Escola de Serviço Social, à época coordenada por Dom Nivaldo Monte e pertencente à Juventude Feminina Católica.
Criada em 1945, a Escola de Serviço Social foi trazida para Natal pela Legião Brasileira de Assistência, a qual anteriormente havia criado os Centros de Estudos Sociais que foram os responsáveis pela vinda de pessoas, em meio a Seca de 1942 e a Segunda Guerra Mundial, para colaborar com o desenvolvimento do ensino na área.
Com a fundação da UFRN em 1958, a Escola de Serviço Social agregou-se à Universidade e, graças às ações da professora Maria das Dores Costa, então Diretora da Escola, a entidade foi federalizada em 1969, passando a ser um departamento do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFRN.
Pelas suas ações enquanto aluna e interesse demonstrado, Terezinha Aranha passou a compor o quadro de docentes da Escola de Serviço Social em 1962, logo após terminar a graduação. Inicialmente à frente da disciplina ‘Temas atuais’, a professora lecionou também, já no Departamento de Serviço Social da UFRN, a disciplina ‘Teoria de Serviço Social’.
Dentre tantas outras funções, Terezinha Aranha assumiu por duas vezes a Chefia do Departamento de Serviço Social da UFRN e foi também Coordenadora do curso. Não limitando-se à Universidade, a professora esteve à frente da Diretoria de Desenvolvimento do Departamento de Serviço Social do Estado.
Terezinha Aranha atuou também de forma relevante na modificação e conseqüente melhoria do currículo do curso de Serviço Social; de acordo com a professora, “o currículo deixou de ser assistencialista passando a algo mais estruturante e dinâmico”. Foi responsável pela criação de Centros Sociais e Conselhos de Comunidade, à exemplo dos Conselhos Comunitários de Lagoa Seca, Quintas e Dix-sept Rosado.
Fundadora e coordenadora há 40 anos do Núcleo Temático da Seca da UFRN, e responsável por diversas publicações voltadas para o assunto ‘Seca’, a professora e pesquisadora Terezinha Aranha aposentou-se em 1982, deixando no Departamento de Serviço Social da UFRN o exemplo de responsabilidade e capacidade que será reconhecido pela Universidade na Assembleia de outorga do Título de Professora Emérita, a realizar-se às 17h do dia 1º de Outubro deste ano, no Auditório da Reitoria da UFRN.
 


Mais entrevistas
ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]