Uma gestão dedicada à expansão da EAJ

Uma gestão dedicada à expansão da EAJ

Entrevista em 07 de fevereiro de 2011

Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB (1976), Julio Cesar de Andrade Neto é também Especialista em Cooperativismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN (1998), onde cursou ainda mestrado em Engenharia de Produção (2006).
Desde 1977 compondo o quadro de docentes da UFRN, lecionou inicialmente as disciplinas de ‘Fruticultura’ e ‘Olericulturta’. Em 1982, elegeu-se pela primeira vez diretor da Escola Agrícola de Jundiaí – EAJ, estando novamente à frente da diretoria na atual gestão. Preside o Conselho Nacional de Dirigentes das Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais – CONDETUF, tendo sido reeleito para o biênio dezembro/2010 a dezembro/2012. Sua maior vitória na presidência foi a liberação pelo Ministério da Educação (MEC) de Cargos de Direção (CD3 e CD4) e Funções Gratificadas (FG1 e FG2) para todas as 24 escolas vinculadas às 15 Universidades Federais, além de mais de 400 concursos para docentes e técnico-administrativos.
Quando Julio Cesar de Andrade assumiu a EAJ, a escola contava com um quadro de 38 docentes, 82 técnicos-administrativos e cerca de 280 alunos distribuídos nos cursos de Ensino Médio e Técnico em Agropecuária. Atualmente a Escola Agrícola oferta 12 cursos; além dos já citados, são 5 técnicos (Informática, Agricultura, Zootecnia, Agroindústria e Aquicultura), 3 de graduação (Zootecnia, Engenharia Floresta e Agronomia), 1 de pós-graduação (Mestrado em Produção Animal) e o PROEJA. Com o desenvolvimento da Escola, o quadro de funcionários passou a ser de 101 docentes, 54 técnicos administrativos e aproximadamente 1200 discentes. De acordo com o professor “espera-se em 2014 passar a 1500 alunos”.
A EAJ passa também por adaptações na sua estrutura física. “A Escola transformou-se em um canteiro de obras para atender a todos os cursos; são construções de salas de aula, salas para professores, laboratórios, além de contarmos com projetos em andamento para a estruturação de Residência Universitária, Restaurante, etc”, ressaltou Julio Cesar de Andrade.
 


Mais entrevistas
ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]