Cartografia e Geografia: uma relação necessária

Cartografia e Geografia: uma relação necessária

Entrevista em 14 de março de 2011

Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN (1977), Edilson Alves de Carvalho cursou seu mestrado (1984) e doutorado (1997) na mesma área, através da Universidade Estadual de São Paulo – UNESP, Campus Rio Claro. Enquanto mestrando, estudou a ‘Relação entre a cartografia e a geografia’ e, como pré-requisito para obter o título de doutor, desenvolveu sua tese acerca do tema ‘Cartografia dentro do aparelho ideológico do estado brasileiro’.
Edilson Alves está no Departamento de Geografia da UFRN desde 1978; ano em que ingressou como docente da Universidade. Sempre direcionado para o ensino da ‘Cartografia’, o professor atualmente está à frente de turmas da graduação em Geografia, bem como do Programa de Pós-Graduação em Geografia – PPGE. Como atividade paralela ao ensino, Edilson Alves é responsável pela produção de livros didáticos, a exemplo dos livros ‘Economia do RN’ e ‘Geografia do RN’, amplamente utilizados nas escolas públicas e privadas do Estado.
Além de dedicar-se ao ensino, à pesquisa e à extensão, desde o seu ingresso na UFRN o professor assumiu por duas vezes a chefia do Departamento de Geografia, assim como, a vice-chefia do mesmo departamento, por duas vezes. Entre outras atividades administrativas, Edilson Alves foi também o primeiro coordenador do Mestrado em Geografia da Universidade.
Como pesquisador, coordenou a elaboração de um Plano de Manejo da Zona de Proteção Ambiental I, onde está localizado o Parque da Cidade. Mais de 30 alunos e 18 professores colaboraram com a pesquisa interdepartamental que foi financiada pela Prefeitura de Natal e administrada pela Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura - FUNPEC. O Plano foi uma exigência para que o Parque pudesse ser instalado.
Há 20 anos como coordenador do projeto de extensão ‘Pé na Trilha’, Edilson Alves finalizou, em janeiro deste ano, a edição comemorativa do projeto. Professores e cerca de 70 alunos percorreram – em quatro etapas – todo o litoral do Rio Grande do Norte com o intuito de, segundo Edilson Alves, “realizar uma documentação vídeo fotográfica para avaliar as mudanças ocorridas nos últimos 20 anos em função do turismo”; atividade que, ainda de acordo com o professor, “configura-se como uma das mais importantes para a economia do Estado”. O projeto ‘Pé na Trilha’ é realizado pelo Departamento de Geografia da UFRN e conta também com a participação de alunos dos cursos de ‘Comunicação Social’ e ‘Enfermagem’. Desde seu início já percorreu mais de 120 cidades do Rio Grande do Norte realizando palestras, mini cursos e oficinas voltadas para a temática ‘Geografia’ e outros assuntos de interesse social.

 


Mais entrevistas
ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]