Fisioterapia e Esporte

Fisioterapia e Esporte

Entrevista em 28 de junho de 2011

Aluno laureado do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Wober Herickson de Brito Vieira graduou-se em 2001 e no ano seguinte se aprimorou em ‘Ortopedia’ através do Instituto de Ortopedia e Traumatologia da Universidade de São Paulo – IOT/USP. Na Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR, Wober Brito cursou mestrado (2004) e doutorado (2008) em ‘Fisioterapia’, e especialização (2005) em ‘Fisiologia do exercício’.
Com uma trajetória acadêmica traçada em torno da Fisioterapia, foi neste departamento que, em 2009, Wober Brito começou a atuar como docente da UFRN. Inicialmente assumiu a responsabilidade de disseminar conhecimento acerca das grandes áreas: ‘Aparelho locomotor’ e ‘Disportiva’. Hoje, além de vice-coordenador do curso de Fisioterapia da Universidade, Wober Brito ministra para a graduação a disciplina ‘Órtese e Prótese’.
Não se limitando às atividades da docência, o professor, no âmbito da pesquisa, coordena o trabalho – financiado pela FAPERN – intitulado ‘Terapia a laser e exercícios físicos no tratamento da fibromialgia’. De acordo com o pesquisador, “o projeto objetiva verificar a eficácia do laser associado ao exercício físico no tratamento da fibromialgia; a doença é uma síndrome dolorosa crônica, caracterizada por dor muscular difusa que se reflete em distúrbio do sono, fadiga muscular, dentre outras manifestações, acometendo, principalmente, as mulheres”. Ainda como pesquisador, Wober Brito atua junto ao projeto ‘Terapia a laser no controle da dor muscular tardia’; este trabalho, por sua vez, tem como objetivo analisar o efeito do laser em reduzir a dor muscular tardia, típica das 24/48 horas após a realização do exercício físico.
No que diz respeito às ações de extensão, Wober Brito participa do ‘Programa de exercícios em grupo no manejo da osteoporose’, que busca verificar os resultados deste tipo de programa de exercícios sob a qualidade de vida e funcionalidade em portadores da doença. Com a crescente demanda de estudos ligados à área do esporte, atualmente o professor se dedica, como coordenador, a ação de extensão ‘Liga de estudos em fisioterapia esportiva da UFRN (LEFERN)’. A LEFERN trabalha para reabilitar atletas utilizando protocolos acelerados em fisioterapia esportiva, bem como para capacitar alunos e atender atletas amadores e profissionais de todo o mundo. Além disso, através do projeto são realizados atendimentos ambulatoriais, hospitalares e imediatos; sendo este último realizado no momento da prática do exercício.


 


Mais entrevistas
ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]