A Abrangência de um Experiente no Ramo da Fisioterapia

A Abrangência de um Experiente no Ramo da Fisioterapia

Entrevista em 05 de julho de 2011

Graduado em Fisioterapia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em 1987, o professor Gildásio Lucas de Lucena cursou mestrado em epidemiologia na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) - no qual tratou da “prevalência de pé chato”, avaliando cerca de 500 jovens.
No doutorado, cursado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em 2010, o professor produziu um artigo no qual avaliou 900 pessoas sobre a \"Síndrome de Osgood-Schlatter\" - doença que se dá nos ossos da tíbia devido ao esforço excessivo sobre o tendão patelar, comum em crianças e adolescentes - e que lhe rendeu uma publicação na revista científica \"American Journal of Sports Medicine\".
Com uma vida acadêmica dedicada à Fisioterapia, o professor Gildásio de Lucena assumiu as funções de docente na UFRN no ano de 1991. Com uma vasta experiência no âmbito universitário, o professor já ministrou diversas disciplinas no curso. No início, assumiu a disciplina de \"Fisioterapia aplicada à ortopedia e traumatologia\". Atualmente, leciona as disciplinas de \"Estágio supervisionado em orto-neuro-trauma-reumatologia\" e \"Prótese e Órtese\" na graduação.
Gildásio, porém, não se restringe apenas à aplicação de aulas. Entre os anos de 1997 e 1998, ele foi coordenador do curso de Fisioterapia e, por duas vezes, vice-coordenador. Além disso, ele é parceiro-fundador do \"Criança 2000\", projeto multidisciplinar - parceria da UFRN, Sesi e InterTV Cabugi - que atende crianças em 18 cidades do Rio Grande do Norte durante o ano e tem como foco tratar patologias pediátricas e ginecológicas com atividades preventivas e educativas.
Ainda no âmbito acadêmico, atualmente o professor possui um projeto de pesquisa vinculado à base de movimento e saúde com concentração na área de geriatria. Além disso, também participa da Liga de Estudo em Fisioterapia Esportiva da UFRN.
Esporte, por sinal, é algo muito presente na formação de Gildásio de Lucena. Além dos projetos os quais participa e já participou nessa área, o professor já foi fisioterapeuta da Federação Norte-rio-grandense de Futsal e Futebol de campo. Soma-se a isso, no seu currículo, uma participação nas Olimpíadas Universitárias, na qual integrou como fisioterapeuta a delegação potiguar na competição.
 


Mais entrevistas
ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]