A questão da ética na Filosofia

A questão da ética na Filosofia

Entrevista em 15 de agosto de 2011

Bacharel em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), a professora Cinara Leite Nahra cursou mestrado em Filosfia na área de ética e filosofia política pela mesma instituição. Ainda leva no currículo um doutorado (P.h.D) na University of Essex (ING) e pós- doutorado pela University of Manchester na área de ética, política e políticas públicas.
Desde o ano de 1995, como docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Cinara leciona principalmente disciplinas relacionadas à ética e filosofia política, mas não se restringe apenas às salas de aula. Atualmente é coordenadora do mestrado de Filosofia da UFRN e membro da comissão de ética pública da Universidade. Além disso, já foi vice-coordenadora da graduação e da pós-graduação em Filosofia, representante do CCHLA no Conselho Superior de Ensino e Pesquisa (Consepe) e membro da comissão de ética em pesquisa na UFRN.
Dentro da Universidade, a professora ainda desenvolve projetos de pesquisa. Um deles trata da área de neuroética, e é denominado de \"Kant, Mill e a neurociência da ética\", que visa estudar os mecanismos cerebrais que estão envolvidos no comportamento ético, relacionando isso a autores clássicos da filosofia.
Além disso, possui um grupo que estuda o \"O Enhancemente (aprimoramento) moral\". Segundo a própria professora, a idéia do estudo é analisar se o ser humano está autorizado a apimorar-se usando um instrumental tecnológico para isso. E exemplifica: \"vamos considerar que você perde uma perna e coloca-se no lugar, uma perna mecânica. Do ponto de vista ético, ninguém vai dizer que isso é errado. Agora imagine que você não perdeu a perna e quer substituí-la por uma mecânica para ter um super velocidade, melhorar o rendimento.Então tem toda uma discussão do ponto de vista da ética, se isso é permitido ou não\".
A professora Cinara ainda tem um histórico de livros publicados e, em setembro, lança o seu primeiro livro internacional, \"Body and justice\", em co-autoria com Maria de Lourdes Borges, pela editora Cambridge Schollars Publishing. Dentre os nacionais, a professora já possui alguns como \"Através da Lógica\" (editora Vozes) - na décima edição -, \"Malditas defesas Morais\" (Cooperativa Cultural da UFRN) e \"Introdução Moral de Kant (EDUFRN). Soma-se a isso, no currículo de Cinara, diversos capítulos e apresentações de trabalhos em conferências internacionais.
 


Mais entrevistas
ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]