Delegação da Alemanha se reúne com o CNPq em busca de novas parcerias

Publicado em 22 de abril de 2013 às 08h45min

Tag(s): CNPq



 Uma delegação da Alemanha formada por pesquisadores e representantes de universidades, institutos de pesquisa e embaixada se reuniram na quinta-feira (18) com o diretor de Cooperação Institucional do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Manoel Barral Netto, para buscar novas parcerias na área de pesquisa, ciência e tecnologia entre os dois países e explorar novas possibilidades de cooperação.
Segundo o vice-presidente do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e presidente da Universidade Justus-Liebig de Giessen, Joybrato Mukherjee, um dos representantes da delegação, o objetivo do encontro é intensificar a interlocução e as parcerias com o Brasil em níveis distintos e correlatos. "O CNPq é um agente muito importante nesse processo, especialmente o Programa Ciência sem Fronteiras. Este é um grande momento para a Alemanha e o Brasil. Na semana que vem, os presidentes das duas nações vão se encontrar. Há um interesse muito grande em firmar mais novas parcerias e projetos de desenvolvimento da ciência e pesquisa com o Brasil" afirma o representante alemão.
O diretor do CNPq reitera o bom momento que o Brasil vive atualmente na ciência e tecnologia e afirma que o país está aberto para firmar duradouras e consolidadas parcerias com a Alemanha e outras cooperações bilaterais e multilaterais. "Há espaço propício para criar pontes e interlocuções internacionais com vários países de excelência nas áreas de pesquisa, ciência, tecnologia e inovação e aqueles em potencial de expansão. O nosso país vai atingir um nível alto de cooperação e mobilidade internacional, depois do trabalho realizado pelo Programa Ciência sem Fronteiras", ressalta.
Manoel Barral Netto afirmou ainda que uma das preocupações atualmente do Brasil e do CNPq é chegar às pessoas fora da academia, como os engenheiros, técnicos, e ver o que está faltando para a indústria e para as empresas. "Temos uma dificuldade na interlocução entre a academia e as empresas. Precisamos estimular esse público, estimular os outros países a virem para o Brasil", destaca o diretor.
Durante a reunião, os representantes da Alemanha e o diretor do CNPq citaram alguns projetos de destaque existentes em cada país e trocaram informações sobre experiências de sucesso. Como encaminhamentos futuros, foi acordada a elaboração de proposta de uma nova cooperação de projetos entre as duas instituições e a possibilidade de fechar uma parceria com a Alemanha para a chamada que será lançada para bolsas de desenvolvimento tecnológico no exterior. Em nome do CNPq, Barral Netto convidou a delegação alemã a participar do Seminário de Avaliação dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT's), que será realizado em julho deste ano.

Fonte: CNPq

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]