A votação estará disponível na segunda-feira, 22/11, às 08h.
Olá professor (a), seja bem-vindo (a) ao ADURN-Sindicato! Sua chegada é muito importante para o fortalecimento do Sindicato.
Para se filiar é necessário realizar 2 passos:
Você deve imprimir e preencher Ficha de Sindicalização e Autorização de Débito (abaixo), assinar, digitalizar e nos devolver neste e-mail: [email protected].
Ficha de sindicalização Autorização de DébitoAutorizar o desconto no seu contracheque na sua área no SIGEPE e que é de 1% do seu VB (Vencimento Básico).
Tutorial do SIGEPEFicamos a disposição para qualquer esclarecimento.
ADURN-Sindicato
Publicado em 15 de maio de 2013 às 11h19min
Tag(s): O Globo
O Ministerio da Educação (MEC) lançou nesta terça-feira (14) um site para que estudantes que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) possam tirar suas dúvidas e saber um pouco mais sobre a prova. Pelo endereço eletrônico, também é possível fazer a inscrição e acompanhar passo a passo o andamento a situação do candidato.
O portal estabeleceu oito passos básicos que devem ser dado pelo candidato para poder realizar o Enem com tranquilidade. Dentre eles, estão as instrução para responder a um questionário sócio-econômico (obrigatório a todos os candidatos), inclusão de dados pessoais e situação escolar, além do procedimento de acompanhamento da inscrição.
Até as 18h30 desta segunda (13), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já havia recebido 472.495 inscrições.
O presidente do Inep, Luiz Cláudio Costa, disse que tudo transcorreu normalmente no primeiro dia de funcionamento da página na internet criada para prestar informações sobre as inscrições.
- O sistema está funcionando muito bem. Todos os testes foram feitos para que o estudante tenha tranquilidade nesse período de inscrição - afirmou Costa.
A isenção da taxa de inscrição é garantida para estudantes que concluem o ensino médio este ano e estão devidamente matriculados em escola da rede pública de ensino mencionada no Censo Escolar. Alunos que comprovarem baixa renda por meio de documentos poderão solicitar o mesmo direito.
O governo federal espera receber mais de 6 milhões de inscrições este ano. O resultado do Enem pode ser usado para ingressar em instituições de ensino superior que participam do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no processo seletivo de bolsas do Prouni, no financiamento estudantil (Fies), dentre outros programas, como o Ciências sem Fronteiras.
Especificidades no ato da inscrição
Quem pretende usar o Enem para certificação de conclusão do ensino médio deve deixar claro esse objetivo no ato da inscrição. Para obter o certificado, o aluno deve tirar nota mínima de 450 nas quatro provas e 500 na redação. Além disso, estudantes com necessidades especiais podem indicar as suas especificidades o ato da inscrição e, assim, receber tratamento diferenciado durante o exame. Há provas em braile, com letra ampliada (fonte de tamanho 18 e com figuras ampliadas) e com letra super ampliada (fonte de tamanho 24 e com figuras ampliadas). É possível também ter à disposição um tradutor-intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), um guia-intérprete para surdo e cego e auxílio para leitura e para transcrição, assim como leitura labial, sala de fácil acesso e mobiliário especial.
Como nas últimas edições, o Enem terá quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha, divididas nas seguintes áreas do conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação, Matemática e suas Tecnologias. Veja abaixo as disciplinas de cada área:
Ciências Humanas e suas Tecnologias -> História, Geografia, Filosofia e Sociologia
Ciências da Natureza e suas Tecnologias -> Química, Física e Biologia
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação - > Redação, Língua Portuguesa, Literatura, Língua estrangeira (inglês ou espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação
Matemática e suas Tecnologias -> Matemática
No dia 26 de outubro, os estudantes farão as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos. No dia seguinte, será a vez das provas de redação, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos.
É bom lembrar que, nos dois dias, os portões abrirão às 12h e fecharão às 13h. O estudante que tentar entrar depois desse horário será impedido de fazer a prova. O candidato deverá usar somente caneta com tinta esferográfica preta e feita com material transparente.
Os alunos só poderão deixar a sala após duas horas de prova. Para levar o caderno de questões, é preciso esperar na sala até que faltem 30 minutos para o fim da prova.
Para realizar os testes, o estudante deve ter em mãos documento de identificação original com foto, ou boletim de ocorrência emitido no máximo 90 dias antes da data da prova para os que não tiverem documentação.
Redação com correção mais rigorosa
Após uma série de reportagens do GLOBO mostrando falhas de correção em redações do Enem, a edição deste ano terá critérios mais rígidos. Os textos terão notas que vão de 0 a 1000 pontos. A correção será feita obedecendo a divisão por cinco competências, onde cada uma valerá 200 pontos.
Cada texto será corrigido por dois corretores independentes entre si e o resultado final será a média aritmética das notas conferidas por cada um. No entanto, se as notas dadas pelos dois corretores tiverem diferença maior do que 100 pontos ou se a diferença das notas em alguma competência específica for superior a 80 pontos, a redação será corrigida por um terceiro corretor. Com isso, a nota final será a média aritmética entre as duas notas totais que mais se aproximarem, sendo descartadas as demais notas.
Se ainda sim houver discrepância entre o terceiro corretor com os outros dois corretores, a redação será corrigida por uma banca composta por três corretores que atribuirá a nota final, sendo descartadas as notas anteriores.
Receberão nota zero os estudantes que deixarem a prova em branco, que não atenda à proposta solicitada ou que possua outra estrutura textual que não seja a estrutura dissertativo-argumentativa, que escreverem menos do que sete linhas, ou copiarem textos motivadores do Caderno de Questões.
Após o GLOBO mostrar casos de alunos que escreveram receita de Miojo e hino do Palmeiras e tiraram notas acima da média, o Inep determinou para a edição deste ano que qualquer redação que "apresente parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto, será considerada 'Anulada'".
Além disso, será exigido de cada corretor uma justificativa para redações que obtiverem nota máxima, e ainda sim, contenham erros de português.
Resultados
O gabarito das provas objetivas serão publicados até o dia 30 de outubro no site: http://portal.inep.gov.br/enem. Os estudantes poderão conferir seus resultados individuais em data a ser posteriormente divulgada no endereço eletrônico: http://sistemasen e m 2 . i n e p . g o v. b r / r e s u l t a d o s e n e m. Para isso, é preciso ter em mãos o número de inscrição e senha ou CPF e senha.
Fonte: O Globo