UFRN: número de inscritos no Sisu é mais que o dobro do vestibular

Publicado em 10 de janeiro de 2014 às 09h26min

Tag(s): Sisu



As inscrições no  Sistema de Seleção Unificada [Sisu], do Ministério da Educação, acabam hoje às 23h59 no horário de Brasília, ou 22h59 na hora local e até ontem a Universidade Federal do Rio Grande do Norte [UFRN] já contabilizava mais de 70 mil inscrições nos 88 cursos  oferecidos por ela para o primeiro semestre deste ano.  O numero é mais que o dobro da média de inscritos nos últimos vestibulares da instituição.

Segundo a instituição, a média de inscritos nos seus vestibulares era de 30 mil pessoas, o que aponta, no Sisu, uma  concorrência maior na disputa pelas 4.309 vagas abertas. Os cursos com maior número de candidatos inscritos na UFRN são: Ciências e Tecnologia (noturno); seguido por Administração (noturno), Ciências e Tecnologia (integral), Psicologia (integral) e Direto (noturno, Campus Natal). O número, porém, não representa a concorrência, visto que alguns cursos oferecem mais vagas que outros. O primeiro, por exemplo, tem 280 vagas abertas, enquanto o último possui 50, apenas.  

De acordo com o pró-reitor de Graduação da UFRN, Adelardo de Medeiros, os cursos que contam com mais inscrições também não são, necessariamente, aqueles com maior nota de corte – a pontuação mínima para que o candidato possa disputar a vaga. “Se o curso tem 40 vagas, então a nota mínima é justamente a nota do candidato que está na 40º posição”, explica. O curso de Direito oferecido em Caicó, por exemplo, conta com 860 inscritos e possui a maior nota de corte da UFRN:  811,52, enquanto, o de CeT tem pontuação mínima de 658,46. Depois de direito em Caicó, os cursos com maior nota exigida são Medidina, Engenharia Civil e Fisioterapia (Campus de Santa Cruz).

Hoje ocorre a última atualização das notas de corte para todos os cursos abertos no Sisu. A pontuação exigida, bem como o número de inscritos em cada um deles, pode variar para baixo ou para cima, de acordo com o desejo dos candidatos. O candidato tem até o fechamento do sistema para fazer qualquer mudança. As inscrições no Sisu acabam hoje às 23h59 no horário de Brasília, ou 22h59 na hora local. 

O candidato pode escolher até duas opções de cursos. Ele pode comparar suas notas com a pontuação de corte, para saber se está dentro ou fora das vagas. O resultado é previsto para  a próxima segunda-feira (13). Mesmo quem não passar, pode ser listado na segunda chamada ou na convocação dos candidatos em lista de espera, nos dia 31 e 11 de fevereiro, respectivamente. 

Segundo a UFRN, apenas 40% das vagas foram preenchidas na primeira chamada, nos últimos anos. Esta é a primeira vez que a UFRN abre seleção no Sisu no primeiro semestre. A institução ainda deve abrir mais vagas no do segundo semestre, quando vai terminar de preencher suas 7 mil vagas anuais. 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]