CNPq divulga o resultado de chamadas de cooperação acadêmica

Publicado em 07 de fevereiro de 2014 às 09h55min

Tag(s): CNPq



O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) divulgou os resultados das Chamadas PEC-PG 25/2013 e MCT-Mz de Moçambique 42/2013.

O objetivo do programa PEC-PG é formar recursos humanos para que cidadãos oriundos de países em desenvolvimento que mantenham acordo de cooperação educacional, cultural ou de ciência e tecnologia com o Brasil possam realizar estudos de pós-graduação, stricto sensu, em instituições de ensino superior brasileiras.

Além do CNPq, o PEC-PG é apoiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pela Divisão de Temas Educacionais (DCE) do Ministério das Relações Exteriores (MRE). Os estudantes receberão, além das mensalidades, o pagamento de auxílio deslocamento para vinda dos estudantes ao Brasil, fornecido pelo CNPq. A passagem aérea de retorno à capital do país de origem ou de residência será concedida pelo MRE, após conclusão do mestrado.

Já o Programa de Pós-Graduação CNPq/MCT-Mz constitui uma atividade de cooperação educacional que visa incentivar a participação de servidores públicos moçambicanos em cursos de pós-graduação no Brasil, por meio da concessão de bolsas de mestrado e doutorado para desenvolvimento de projetos de pesquisa em áreas relevantes e de interesse do governo de Moçambique. Os candidatos aprovados receberão mensalidades, pagamento de auxílio deslocamento para vinda e retorno ao seu país de origem, após conclusão do mestrado ou doutorado.

O Programa de Pós-Graduação CNPq/MCT-Mz é uma parceria com o Ministério de Ciência e Tecnologia do país africano.

 

Acesse os resultados:

Chamada 25/2013

Chamada 42/2013 - Mestrado

Chamada 42/2013 - Doutorado

 

Fonte: CNPQ

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]