Gratificações por desempenho terão novo modelo na União

Publicado em 15 de julho de 2009 às 18h06min

Tag(s): Servidores



Os critérios para as avaliações de desempenho do funcionalismo federal serão revistos pela Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento.
Para reforçar o bolso do servidor com o pagamento das gratificações, a União quer, em troca, uma melhora efetiva no atendimento ao público.
A ideia é basear a análise de desempenho do funcionário em metas individuais e coletivas.
"A avaliação deixa de ser só para fins de desempenho individual do servidor. Ele passa a ser avaliado pela equipe, a equipe é avaliada e também avalia o chefe. É o que chamamos de avaliação por desempenho de 360º", antecipa a O DIA, o secretário de Recursos Humanos do Planejamento, Duvanier Paiva Ferreira.
Segundo ele, sempre existiu uma cultura de que avaliações de desempenho não são para valer.
Duvanier Ferreira explica que as regulamentações a serem feitas nos próximos meses terão características diferentes, que vão assegurar as especificidades de cada órgão.
A proposta é que as novas regras vigorem já no começo de 2010.
Com essa nova visão, o governo praticamente abandona o modelo de gratificação apresentado no início deste ano, no qual o funcionário receberia um bônus se conseguisse manter a qualidade dos serviços prestados, mas com significativa redução dos gastos.
"A ideia de dar bônus para o servidor por que o órgão gastou menos é errada".
"O funcionalismo vai partir do conceito de que o Estado tem que arrecadar mais e diminuir gastos públicos. Acredito que devamos aumentar os gastos, o que significa investimentos e produção de mais serviços de qualidade", afirma.
 

Agência DIAP

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]