Governo deve anunciar nesta quinta corte no Orçamento

Publicado em 19 de maio de 2015 às 16h21min

Tag(s): Orçamento



O Palácio do Planalto vai divulgar nesta quinta-feira (21) o valor do contingenciamento (corte) que será feito no Orçamento de 2015. Segundo o líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), o corte não será pequeno. "No sentido de fazer aquilo que muitos cobravam do governo, cortar nas despesas, cortar aquilo que for possível para permitir o ajuste e o equilíbrio das contas públicas." 

O corte, cujo montante deve ser definido entre R$ 70 bilhões e R$ 80 bilhões, segundo o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, dependerá do andamento de votações das medidas de ajuste fiscal que tramitam no Congresso.

Guimarães afirmou ainda que os cortes são necessários devido à aprovação pela Câmara de uma alternativa ao fator previdenciário, que é inviável para o País. "Isso é um rombo do tamanho do mundo, não só da Previdência, mas do governo, nos próximos anos."

O líder referia-se a aprovação na quarta-feira passada da emenda à Medida Provisória 664, que dá alternativa ao trabalhador, na hora da aposentadoria, de aplicar a chamada regra 85/95 em vez do fator previdenciário. 

Guimarães explicou que o corte pode ser menor, caso seja aprovado pela Câmara o projeto de lei que reduz o benefício fiscal de desoneração da folha de pagamentos concedido a 56 segmentos econômicos.

Líderes da base se reuniram na noite desta segunda-feira (18) com o vice-presidente da República e articulador político do governo, Michel Temer, para negociar a votação da proposta.

Segundo José Guimarães, a presidenta Dilma Rousseff fez um apelo aos líderes da base aliada, em reunião no Palácio do Planalto mais cedo, para que a Câmara conclua a votação das propostas do ajuste fiscal, até quarta-feira (20). O líder avalia que a aprovação do ajuste vai evitar o futuro aumento de impostos.

Fonte: Portal Vermelho

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]