Plenária reforça defesa da Democracia e da Educação Pública nesta segunda, 8

Publicado em 08 de agosto de 2016 às 10h32min

Tag(s): Democracia



Com o objetivo de reforçar a defesa da Educação Pública, da Democracia e da luta contra o golpe, entidades estaduais realizam I Plenária Estadual de Educação e lançam Comitê Potiguar. O Encontro acontece nesta segunda, 8, às 19h, no auditório do SINTE/RN.
A expetativa é reunir representantes das mais diversas entidades, estaduais e nacionais, atuantes no setor da Educação, movimentos sociais e sindicais para discutir estratégias de enfrentamento conjunto à luz da análise da conjuntura política de nosso país.
A Plenária deverá ser também um espaço oportuno para se discutir um plano de ação das entidades para os próximos meses no enfrentamento da luta contra o golpe, além de denúncia das mudanças promovidas no Ministério da Educação pelo governo golpista, entre eles a exoneração de assessores técnicos ligados ao Fórum Nacional de Educação e as tentativas de retirar do governo a responsabilidade pela educação, entregando as instituições de ensino do setor privado e ameaçando o direito constitucional do acesso à educação gratuita. O fortalecimento do FNE e o cumprimento do Plano Nacional de Educação (PNE) deverão ser temas prioritários das entidades.
“É urgente a discussão dos desafios e lutas para que o Brasil assegure o respeito às instituições, bem como a garantia da democracia e do Estado de Direito”, afirmou a vice-presidente do ADURN-Sindicato, Gilka Pimentel. Para a professora, os cortes anunciados pelo governo interino significarão a exclusão do direito democrático do acesso à educação e retrocessos para a valorização profissional que vinha em fase de construção.

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]