Sindicato apresenta encaminhamentos à greve dos docentes da UFRN

Publicado em 12 de novembro de 2016 às 12h17min

Tag(s): Greve



Após deflagração da greve dos docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte nesta sexta, 11, com a realização de um Ato Político-Cultural, o ADURN-Sindicato vem a público fazer alguns esclarecimentos e encaminhamentos:

1. Desde quinta (10) estão sendo feitas negociações com a Reitoria acerca dos pontos demandados pelo Sindicato: suspensão do calendário acadêmico; questão do ponto do professor; reposição das aulas e outras pequenas demandas.

Sobre a suspensão, em reunião ontem com a diretoria do Sindicato, o Reitor em exercício, José Daniel Diniz, argumentou que o tempo para viabilizar a suspensão é muito curto, mas apresentou garantias de que não haverá corte de ponto, já que o Sindicato iniciou antecipadamente o processo de negociação.  Além disso, a informação é de que a PROGESP está reunida para definir o calendário de reposição.

2. Os professores em estágio probatório e professores substitutos podem fazer greve e não podem ser pressionados pelas chefias, dada a garantia constitucional do direito de greve.

Qualquer tipo de pressão por parte das direções deve ser imediatamente informado ao Sindicato que tomará as devidas providências.

Sobre este ponto, a Assessoria Jurídica do ADURN-Sindicato emitiu nota explicativa, que pode ser acessada aqui.

3. Grupos organizados nos centros e unidades acadêmicas podem e devem construir ações específicas, informando o Sindicato que ajudará na efetivação das ações.

4. Igualmente, os professores organizados nos campi de Caicó, Currais Novos, Macaíba e Santa Cruz, serão apoiados pelo Sindicato no que for possível.

5. Segunda-feira, 14, dentro das atividades de mobilização do movimento paredista,  teremos uma conversa com a senadora Fátima Bezerra às 9h, no estacionamento do Centro de Convivência.

6. Estamos com uma agenda que pode e deve agregar novas propostas.  

Diretoria do ADURN-Sindicato

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]