Reunião em Santa Cruz discute as demandas jurídicas dos docentes da FACISA

Publicado em 01 de novembro de 2017 às 16h58min

Tag(s): Facisa



Dando seguimento à política de interiorização das ações do ADURN-Sindicato, o presidente, Wellington Duarte, e a assessora jurídica da Entidade, Andreia Munemassa, reuniram-se na manhã desta quarta-feira (01) com os docentes da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí (Facisa), em Santa Cruz, para tratar das demandas jurídicas dos professores deste Campus.

Na oportunidade, os presentes puderam esclarecer dúvidas acerca de questões como auxílio transporte, insalubridade e férias. Além disso, também foram discutidas as condições de trabalho do docente diante do atual cenário político do país.

“O que estamos vivenciando atualmente é exatamente o que diz a campanha do ADURN-Sindicato: em apenas um ano regredimos vinte. Vocês, jovens professores, estão agora com a mesma angústia que nós tínhamos anos atrás. Hoje, já estamos percebendo projetos de extensão caindo por terra, pesquisas paralisadas, bolsas de alunos sendo cortadas. É um sentimento muito ruim em detrimento a um momento de evolução que vínhamos nos últimos anos. Essa campanha tem o objetivo de fazer com que a gente fortaleça a causa de lutar pela Universidade”, explicou Wellington Duarte.

O dirigente destacou que a assessoria jurídica do Sindicato está constantemente estudando meios para tentar impedir a precarização do trabalho docente e ressaltou a importância do papel da Entidade, sobretudo neste momento em que os servidores públicos sofrem uma série de ataques por parte do Governo.

“Hoje, já podemos visualizar as implicações da emenda constitucional 55, como redução de orçamento para equipamentos laboratoriais e questões de insalubridade. Imagine isso ao longo de 20 anos. Nessa fragilização da relação de vocês com a instituição, quem é que entra para protegê-los? Estamos em uma situação complicada. A medida provisória 805 é absurda. É uma medida que, entre outras proposições, postergará o reajuste dos servidores e aumentará a contribuição previdenciária de 11% para 14%. Quando vim aqui da última vez, havia várias promessas. Agora, tudo isso foi por água abaixo. Com a Medida Provisória 805, tudo que havia sido garantido foi finalizado. Quem é que vai se contrapor a isso tudo? Ou iremos aceitar?”, indagou Duarte.

A pedido dos docentes, ainda neste mês de novembro o ADURN-Sindicato deve retornar à cidade de Santa Cruz para a realização de um plantão jurídico individualizado. A data será divulgada em breve.

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]