Departamento de História promove mostra de documentário sobre Fascismo

Publicado em 18 de abril de 2018 às 11h45min

Tag(s): UFRN



O Departamento de História, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), realiza, na quarta-feira, 25 de abril, no auditório do Instituto Ágora, uma mostra de documentário com o tema Natureza Morta – Susana de Sousa Dias e a face do fascismo em Portugal.  São duas sessões: uma às 9h e outra às 15h.

O evento pretende evocar a memória do dia 25 de abril de 1974, data que marcou a Revolução dos Cravos, momento crucial da história política de Portugal, que derrubou o regime ditatorial e culminou em um projeto de restauração democrática no país. Será exibido o filme Natureza Morta/Still Life, de Susana de Sousa Dias (Portugal/França, 2005).

De acordo com a professora Susana Guerra, o evento trabalha o cinema  como um espaço de abordagem que permite múltiplas e renovadas aproximações à História. Além disso, também é objetivo da mostra trazer alternativas que resgatem narrativas minoritárias de repressão e resistência, protagonizadas pelos excluídos dos grandes relatos historiográficos.

Não é necessária inscrição prévia. Os dados do público serão colhidos no evento para emissão dos certificados. Podem participar do evento, alunos do curso de História e áreas correlatas. Após a exibição do filme, será aberto um espaço para debate.

Fonte: Agecom/UFRN

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]