Congresso Docente reafirma defesa da Universidade e Democracia

Publicado em 28 de agosto de 2018 às 16h19min

Tag(s): Apub Sindicato



Após quatro dias de debates, com 355 participantes e 43 trabalhos apresentados, o I Congresso Docente da Apub encerrou-se na manhã deste sábado (25) com sua Plenária Final reafirmando a defesa da Universidade Pública, da educação inclusiva e de qualidade e da Democracia no país. O evento congregou membros da comunidade universitária, principalmente docentes de distintas gerações, além de outras instituições de ensino e de organizações sociais, para debater temas fundamentais para o movimento docente e para a própria universidade pública. A coordenação da Plenária foi da professora Raquel Nery, diretora acadêmica da Apub e do vice-presidente Ricardo Carvalho.

Reunida no auditório do PAF III – campus de Ondina da UFBA -, mesmo palco das mesas de debate, a plenária acompanhou a leitura do Documento Final (a ser disponibilizado em breve), contendo uma síntese das mesas e dos grupos de trabalho, que servirá para contribuir com a atuação do sindicato, considerando as diversas contribuições de professores e professoras e também dos e das estudantes que participaram do evento. Foi aprovada ainda uma moção de solidariedade aos militantes em greve de fome em Brasília (leia abaixo).

A diretora Raquel Nery destacou o interesse e engajamento da base no evento: “nós tivemos reconhecimento e validação dos pares porque esse Congresso teve inscrição, submissão de resumos e participação dos estudantes e de professores ativos e aposentados”, disse. Na avaliação da presidenta da Apub, professora Luciene Fernandes o Congresso alcançou o objetivo pretendido de ser um espaço de escuta de propostas e formação política: “a ideia era, justamente, saber, num momento como esse, sobre o que a base considera que o sindicato deveria lutar, trabalhar, porque nós estamos em várias frentes. O material vai dar subsídios à diretoria sobre quais as coisas que já fazemos e o que ainda precisamos fazer”.

Participaram também da Plenária o presidente do PROIFES-Federação, professor Nilton Brandão (Sindiedutec), o presidente do Adufg Sindicato, professor Flávio Alves da Silva, professor Daniel Christino, também do Adufg e o professor Enio Pontes, presidente do ADUFC Sindicato.

Durante toda a Plenária, assim como nos dias anteriores do evento, funcionou o Espaço das Crianças, voltado para os filhos e filhas dos/as participantes.

Fonte: APUB-Sindicato

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]