Mês do Servidor desperta reflexão sobre indivíduo e sustentabilidade

Publicado em 08 de outubro de 2018 às 09h33min

Tag(s): UFRN



As reflexões sobre as atitudes individuais e as consequências para a sustentabilidade foram destacadas na cerimônia de lançamento do Mês do Servidor 2018, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), realizada na manhã da última sexta-feira, 5, no auditório da Reitoria. Servidores e gestores participaram do momento, que marca oficialmente o início de um mês voltado ao slogan "Eu pelo mundo", abordando as temáticas: "O protagonismo do servidor nos 60 anos da UFRN" e a "Agenda 2030" e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU).

A pró-reitora Mirian Dantas dos Santos, da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), enfatizou a relação entre as escolhas do dia a dia com a sustentabilidade de todos os ambientes onde o indivíduo está inserido, desde o trabalho até o país e o mundo. De acordo com a gestora, a programação organizada para outubro não apenas comemora o Dia do Servidor, celebrado no dia 28, mas também desperta para a consciência de que as atitudes interferem no meio e constroem o futuro.

Para a reitora da UFRN Ângela Maria Paiva Cruz, a programação do Mês do Servidor ilumina o caminho que deve ser traçado para cumprimento da Agenda 2030, cujos ODS foram vinculados ao planejamento da instituição. “A adoção do slogan ‘eu pelo mundo’ foi muito inteligente, pois nos faz lembrar as escolhas nestes 60 anos de UFRN e seguir refletindo sobre as decisões de hoje com base no futuro. Vamos nos conscientizar pelo mundo, trabalhar pelo mundo, ser solidários, tolerantes e ter compromisso pela Universidade que vem lutando por tudo isso”, afirma a reitora. 

O presidente do ADURN-Sindicato, Wellington Duarte - que participou da mesa de abertura do evento - alertou aos servidores acerca do processo de transição pelo qual estamos passando. “Todo o processo de construção democrática iniciado em 1985 está sob uma ameaça concreta”, disse. O dirigente ressaltou que os servidores são parte da construção de uma das melhores universidades do país, que também está sob ameaça. “Podemos ver essa instituição sucateada em um curto espaço de tempo. Não é só o encolhimento de recursos, mas o cerceamento de sua liberdade e de sua pluralidade. Essa ameaça deve nos mover, ou não, para defender não apenas a UFRN, não apenas as nossas famílias, mas esse país”, afirmou Wellington Duarte.

O lançamento do Mês do Servidor 2018 contou ainda com apresentação do Madrigal da Escola de Música da UFRN e a exposição dialogada O Mundo Contemporâneo: a mudança começa dentro de mim, ministrada pela professora Ana Tânia Sampaio. Durante todo o dia, aconteceram atividades na Praça Servidor José Wilson de Souza, na Reitoria, com a oficina Segurança Alimentar – Cuidando da higienização dos Alimentos e da Conservação dos Nutrientes, o Laboratório de Práticas Interativas (Lapics) e a Tenda Social do Hiperbetes.

No decorrer de outubro, são realizados seminários, palestras, workshops, oficinas, campanhas, entre outros eventos em Natal e nos demais campi. A programação completa do Mês do Servidor 2018 está disponível no site.

*Com informações da AGECOM/UFRN

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]