Rede de Associações e Sindicatos de Docentes das IFES lança Observatório do Conhecimento

Publicado em 12 de abril de 2019 às 12h01min

Tag(s): Educação



Em um contexto de ameaças à Universidade Pública brasileira e de ataques sistemáticos às políticas de Estado e da Educação, uma rede de associações e sindicatos de docentes de todas as regiões do país se articulam em defesa contínua e contundente da autonomia universitária, liberdade acadêmica e mais investimentos no orçamento do ensino superior. Ao lado do ADURN-Sindicato, outras entidades representativas dos professores das IFES estão lançando o Observatório do Conhecimento: em Defesa da Democracia e do Ensino Superior Gratuito. 

Com a presença de docentes, apoiadores, parlamentares, técnicos da área da educação, estudantes e representantes da sociedade civil, no dia 16 de abril será realizado o evento de apresentação do Observatório do Conhecimento, no Anexo II da Câmara dos Deputados, a partir das 18h30.

O Observatório do Conhecimento

O Observatório do Conhecimento é uma rede formada por Associações e Sindicatos de Docentes de universidades de diferentes estados brasileiros e parceiros da área da educação, ciência e pesquisa que se articula em defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade e da liberdade acadêmica. Iniciativa suprapartidária e independente, o Observatório do Conhecimento se mobiliza para enfrentar os cortes de investimentos no orçamento do ensino superior, além de monitorar e denunciar políticas e práticas de perseguição ideológica a reitores, professores, alunos e pesquisadores.

O Observatório apresenta uma plataforma de informação e análise de qualidade sobre as políticas públicas para o ensino superior propostas pelo Executivo Federal e Congresso Nacional em Brasília. A equipe do Observatório acompanha de forma permanente as bancadas parlamentares, Comissões do Senado e da Câmara, Ministérios e Secretarias envolvidos diretamente nas questões sobre educação superior. Com ações conjuntas de advocacy e comunicação, o objetivo é combater a manipulação, qualificar o debate público e aumentar o controle social sobre decisões estratégicas que comprometem o funcionamento das universidades e estruturas de produção do conhecimento nacional.

Além da atuação política, as ADs participantes do Observatório do Conhecimento apoiam e realizam eventos nos campi e locais parceiros para engajar estudantes, professores e trabalhadores das universidades. Os eventos abordam temas como o sistema de cotas, a convivência religiosa e a laicidade da universidade, os impactos das reformas trabalhista e da previdência, além da importância do ambiente acadêmico como espaço de produção de ciência, garantia da democracia e promoção de uma cultura de direitos.

Você pode acompanhar o trabalho do Observatório pela web:

O site do projeto: https://observatoriodoconhecimento.org.br

Facebook: https://www.facebook.com/observatoriodoconhecimento

Twitter: https://twitter.com/ConhecimentoObs

ADURN Sindicato
84 3211 9236 • secretaria@adurn.org.br