Future-se é tema de debate na próxima sexta-feira, 26

Publicado em 23 de julho de 2019 às 09h13min

Tag(s): Defesa da Educação Pública



Apresentado pelo Ministério da Educação na última semana, o projeto “Future-se”, será tema de debate promovido pelo ADURN-Sindicato na próxima sexta-feira, 26 de julho, às 15 horas, no auditório da Biblioteca Central Zila Mamede. 

O objetivo do evento é esclarecer à comunidade acadêmica acerca dos impactos que serão trazidos às universidades pela criação de um fundo soberano do conhecimento, de natureza privada, a ser negociado em Bolsa de Valores. Para isso, o debate contará com a participação dos professores Zéu Palmeira, João Emanoel Evangelista e Josué Vitor, pró-reitor de planejamento da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Para o presidente do ADURN-Sindicato, Wellington Duarte, esse programa deve ser olhado com muita atenção, “a curto prazo a proposta modifica toda a essência do ensino universitário superior. Não se trata apenas do financiamento das instituições federais, como está sendo veiculado pelo Governo, trata-se de mais uma etapa do processo de destruição das estruturas basilares dessas instituições. Processo esse que teve início em 2016, com a aprovação da Emenda Constitucional 95”, afirmou o dirigente.

ZÉU PALMEIRA SOBRINHO

Zéu Palmeira Sobrinho é graduado em ciências jurídicas e sociais, mestre e doutor em Sociologia (UFRN), pós-graduado em direito do trabalho (Universidade de Salamanca - Espanha) e pós-doutor em sociologia jurídica (Universidade de Coimbra - Portugal), juiz do trabalho, professor da UFRN, onde leciona Direito do Trabalho e Direito Previdenciário e realiza pesquisas nas áreas de Direito da Seguridade Social, Direito do Trabalho e Sociologia. É também pesquisador líder da base de pesquisa Direitos Sociais e Contemporaneidade e coordenador do GESTO-UFRN (Grupo de Estudos Seguridade Social e Trabalho).

JOÃO EMANUEL EVANGELISTA

João Emanuel Evangelista possui graduação e mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. É professor aposentado do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFRN. Tem experiência na área de Sociologia e Ciência Política, com ênfase em Sociologia Política, atuando principalmente nos seguintes temas: eleições, mídia, cultura política, partidos políticos e propaganda eleitoral. Foi pró-reitor de planejamento da UFRN de 2007 a 2018.

JOSUÉ VITOR DE MEDEIROS JUNIOR

Josué Vitor de Medeiros Júnior é Graduado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, mestre e doutor em Administração, pela mesma universidade. É professor da UFRN desde 2009 onde foi responsável pela Secretaria de Gestão de Projetos, unidade que tem o propósito de apoiar/gerenciar projetos de melhoria institucional e práticas de gestão de processos na UFRN. Possui experiência profissional e interesse de pesquisa e ensino nas áreas de Gestão de Processos (BPM), Gestão de Projetos, Gestão da Tecnologia da Informação, Abordagem Lean e Dinâmica de Sistemas. Atualmente é o pró-reitor de planejamento da UFRN.

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]