ADUFEPE promove seminário para debater o FUTURE-SE

Publicado em 06 de agosto de 2019 às 15h22min

Tag(s): Future-se



O plano anunciado pelo Ministério da Educação (MEC) para reformular o modelo de gestão das universidades públicas federais, acendeu o alerta para docentes, reitores e entidades científicas em todo o país e tem gerado dúvidas entre os gestores. Para esclarecer e discutir o projeto, a ADUFEPE  realizará, nesta quinta-feira (8), o seminário “A Educação Superior em Debate: O Future-se e a autonomia universitária”, na sede da entidade. Com a presença do reitor da UFPE, Anísio Brasileiro; do ex-secretário de Educação Superior do MEC Amaro Lins; do presidente da ADUFEPE, Edeson Siqueira; do presidente do CONFIES e diretor executivo da Fundação COPPETEC, Fernando Peregrino; da representante do Observatório do Conhecimento, Lígia Bahia; e de representante da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil (Andifes), o encontro será realizado no Auditório Paulo Rosas, na sede da ADUFEPE, às 14h.

O presidente da ADUFEPE, Edeson Siqueira, defende que o momento é de fazer uma crítica propositiva, sem abrir mão da gratuidade e da responsabilidade do Estado no fomento à produção de conhecimento, ciência, tecnologia e inovação: “O governo não pode entregar aos interesses do capital a responsabilidade de financiar as IFES. A produção de conhecimento é responsabilidade do Estado, tendo em vista que que nossas universidades devem estar a serviço de um projeto de nação soberana”. “Sem isso, não haverá desenvolvimento nacional, nem projeto de nação soberana. Não precisamos inventar a ‘roda’, mas aperfeiçoar as experiências que são vivenciadas há décadas em parceria com o setor privado através das nossas fundações de apoio e de desenvolvimento”.

Visando esclarecer os docentes e discutir os rumos da universidade pública, a ADUFEPE consultou diversos especialistas em Educação para discutir os pontos críticos do projeto, como a utilização de Organizações Sociais. O resultado pode ser conferido na reportagem Especialistas em Educação destacam pontos críticos do Future-se:  http://www.adufepe.org.br/future-se/.

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]