ADUFRGS defende a universidade pública nos 85 anos da UFRGS

Publicado em 26 de novembro de 2019 às 09h34min

Tag(s): Em defesa das Universidades



A ADUFRGS participará do ciclo de painéis, promovido pela UFRGS, parte das atividades que comemoram os 85 anos da universidade, na próxima semana. A atividade começa na segunda-feira, 25, e termina no dia do aniversário da UFRGS, quinta-feira, 28.

No terceiro dia, a ADUFRGS vai defender a educação superior pública sob a perspectiva dos interesses sociais. Também participam do painel outras entidades de estudantes e técnicos administrativos. A mesa que trata do tema ocorrerá em dois momentos: na parte da manhã, de 9h às 12h, na Sala 2 do Salão de Atos da UFRGS, e à tarde, com a participação da ADUFRGS, de 15h às 18h, no Auditório Acácia do Centro Cultural. 

Na opinião do presidente da ADUFRGS, Lúcio Vieira, que representará a entidade no evento, comemorar os 85 anos da UFRGS é um excelente momento para destacar  a importância estratégica das universidades e institutos federais para o desenvolvimento do país. ”A defesa da universidade não é uma pauta só da comunidade acadêmica, é de toda a sociedade”, disse. Na mesa da qual a ADUFRGS vai participar no dia 27, Lúcio também destacará  o papel dos docentes no processo de consolidação da educação superior pública no país, que para ele, é um direito constituído de todos os brasileiros. “Nós da ADUFRGS entendemos que os docentes foram atores fundamentais no processo de construção desse patrimônio nacional, que são as universidades e institutos federais. A própria criação da ADUFRGS está vinculada à defesa da educação pública e da autonomia universitária. Dois temas tão atacados hoje em dia”, disse.

Programação

O primeiro dia, 25 de novembro, segunda-feira, conta com um painel internacional, na Sala 2 do Salão de Atos, das 15h às 18h, e terá convidados de outros países, como o presidente da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM), Gerónimo Laviosa, o presidente do Conselho Interuniversitário Nacional da Argentina (CIN), Jaime Perczyk, e o presidente da União de Universidades da América Latina e Caribe (UDUAL), Henning Jensen, entre outros.

O segundo dia de atividades, 26 de novembro, no Auditório Ipê do Centro Cultural, trata da relação entre a universidade e a sociedade num painel institucional, das 15h às 18h30. Estão convidados representantes de esferas governamentais e de entidades empresariais. 

O painel do ciclo terá dois turnos no terceiro dia, 27 de novembro, das 9h às 12h, na Sala 2 do Salão de Atos da UFRGS, e das 15h às 18h, no Auditório Acácia do Centro Cultural. As discussões serão com entidades sindicais e associativas de estudantes, docentes e técnicos administrativos. 

Neste painel, além da ADUFRGS também haverá a participação do presidente do PROIFES-Federação, Nilton Brandão. 

Reitores de outras universidades federais são esperados para o painel de encerramento, no dia 28 de novembro, data em que a UFRGS comemora 85 anos. O evento será na Sala 2 do Salão de Atos, das 15h às 18h. Entre os confirmados estão: João Carlos Salles da Silva, presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA); Ricardo Marcelo Fonseca, reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR); Emannuel Zagury Tourinho, reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), e Sandra Goulart Almeida, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Fonte: Portal Adverso

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]