Facisa cria cartilha sobre a importância de brincar com os filhos

Publicado em 30 de março de 2020 às 11h54min

Tag(s): Educação Infantil



O cenário atual de isolamento, por causa do Covid-19, pode ser uma ótima oportunidade para brincar e ajudar no desenvolvimento do seu filho. Pensando nisso, a Clínica Escola de Fisioterapia da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (Facisa/UFRN) criou um guia prático para pais e familiares de crianças com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor. Baixe aqui.

Com o título “A importância do brincar para o desenvolvimento infantil”, o guia foi desenvolvido com o objetivo de auxiliar o cuidado dos pais e familiares de crianças com condições de saúde que interferem no desenvolvimento infantil, contribuindo para o enriquecimento do ambiente domiciliar com sugestões e dicas de brinquedos e brincadeiras.

O desenvolvimento infantil é o processo pelo qual a criança ganha e melhora habilidades com o decorrer do tempo, o chamado desenvolvimento típico, e a criança aprende através do brincar. “É brincando que a criança desenvolve habilidades motoras, sociais, culturais e cognitivas (criatividade, aprendizagem, linguagem e memória). A brincadeira permite a criança se conhecer e aprender sobre o mundo ao seu redor”, diz o projeto.

Os especialistas reforçam que brincar é importante para todas as crianças, mesmo para aquelas com comprometimentos graves, pois todas as crianças têm condições de aprender. “As crianças com dificuldades nos movimentos precisarão da ajuda dos pais, entretanto os pais não devem fazer pelos seus filhos. Respeitem o tempo e a forma que eles conseguem brincar”, reforça o projeto.

Essas e outras dicas e orientações podem ser vistas na cartilha disponível gratuitamente para qualquer pessoa.

Portal da UFRN

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]