Portal desenvolvido pelo LAIS monitora casos de Covid-19 no RN

Publicado em 01 de abril de 2020 às 11h20min

Tag(s): UFRN



O Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN) desenvolveu um sistema de monitoramento contínuo dos casos da Covid-19 no Rio Grande do Norte. A ferramenta, denominada “Coronavírus RN” (disponível no site covid.lais.ufrn.br) foi desenvolvida por equipe de pesquisadores do laboratório e apresenta gráficos com dados sobre pacientes infectados, casos suspeitos, descartados e número de mortes.

De acordo com os pesquisadores organizadores da ferramenta, o serviço reúne dados disponibilizados pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap/RN) e pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Norte Doutor Almino Fernandes (Lacen). O grupo montou ainda uma sala de situação localizada no laboratório que faz a análise dos dados e alimenta a plataforma com informações.

Dentre as principais funções do dispositivo de monitoramento, chama a atenção a função “Mapas”. Nela, o usuário pode acompanhar a porcentagem do número de casos confirmados por bairro de Natal. Há ainda a opção número de casos suspeitos e casos confirmados no RN. A função apresenta ainda o número atualizado de casos suspeitos, prováveis, descartados e confirmados da doença.

“O usuário pode ter acesso a dados, como por exemplo, o crescimento percentual diário da doença no estado. Esse trabalho é realizado para gerar uma informação qualificada, pois acreditamos que a melhor maneira de se combater essa pandemia é ofertar à população uma informação de qualidade”, disse Ricardo Valentim, coordenador do LAIS e um dos idealizadores da plataforma “Coronavírus RN”.

Ele ressaltou, ainda, que todos podem monitorar a evolução da Covid 19 no Rio Grande do Norte e comparar essa evolução com os outros estados do Nordeste. “É uma informação bastante relevante para embasar o poder público a tomar as decisões necessárias, além de deixar a população bem informada”, finalizou.

volução da Covid 19 no Rio Grande do Norte e comparar essa evolução com os outros estados do Nordeste. “É uma informação bastante relevante para embasar o poder público a tomar as decisões necessárias, além de deixar a população bem informada”, finalizou.

Fonte: Ascom/LAIS

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]