Trabalho e Saúde Mental durante a pandemia será debatido nesta quinta (30) por Christian Dunker

Publicado em 27 de abril de 2020 às 21h55min

Tag(s): Coronavírus Palestra Pandemia de coronavírus



Transformações no campo das subjetividades e no mundo do trabalho estão em curso em tempos de pandemia e serão abordadas por Christian Dunker. O psicanalista participa de um debate virtual nesta quinta-feira, 30, com os professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Sérgio Prudente e Alex Alverga, pesquisadores da temática da saúde mental.

Com o tema “Trabalho e Saúde Mental em Tempos de Pandemia”, a live acontece às 11h, na rede social Facebook do sindicato dos professores da UFRN (ADURN-Sindicato). “Articular o tema do trabalho e da saúde mental é algo que vem sendo amadurecido ao longo do último ano no ADURN-Sindicato e na nossa Federação (PROIFES), a partir da constatação de que a política sindical não pode mais ignorar o alarmante crescimento do adoecimento psíquico e o sofrimento no trabalho”, afirma Alex Alverga, Diretor do ADURN-Sindicato e professor do curso de Psicologia da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA/UFRN). “Este debate com o Christian Dunker será uma ótima oportunidade de explorar uma temática urgente e muitas vezes invisibilizada, que ganha novos contornos com todos os abalos produzidos pela pandemia”, ressalta Alex.

Para Sérgio Prudente, também docente do curso de Psicologia da FACISA/UFRN, esta "é uma oportunidade de dar prosseguimento à discussão que vai na direção da critica e reposicionamento do que se entende como saúde mental e precarização do trabalho na universidade". De acordo com Sérgio, as prescrições e protocolos de saúde mental na universidade carecem de uma radicalidade, cujo centro é o próprio caráter adoecedor das demandas de produtividade. "O que vemos é uma gestão do sofrimento que produz dados de sistema, desumaniza o sofrimento e se furta ao debate ético à respeito dos limites entre trabalho, vida, saúde e mal-estar", disse o professor.

Christian Dunker

Professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), Christian Dunker é autor de diversos livros sobre psicanálise e o estado social brasileiro, como “Reinvenção da Intimidade: Políticas do Sofrimento Cotidiano” (Ubu Editora), “Estrutura e Constituição da Clínica Psicanalítica” – vencedor do Prêmio Jabuti na categoria de melhor livro em Psicologia e Psicanálise de 2012 -, e “O Palhaço e o psicanalista”, ao lado de Cláudio Thebas, sobre como escutar os outros pode transformar vidas.

Dunker também tem um canal no YouTube, onde aborda diversos assuntos da vida social, como os discursos do presidente Jair Bolsonaro, filmes, livros e responde questões que lhe são formuladas.

 



ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]