UFRN prepara programação para a Marcha Virtual pela Ciência

Publicado em 07 de maio de 2020 às 16h25min

Tag(s): UFRN



Esta quinta-feira, 7, será de muita movimentação no Brasil em favor da ciência, tecnologia e inovação (CT&I), assim como a defesa dos orçamentos para essas áreas e fortalecimento da universidade pública e da pesquisa nacional. A Marcha pela Ciência, promovida anualmente pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), junto a suas secretarias regionais e sociedades científicas afiliadas, neste ano não sai às ruas devido à pandemia da Covid-19, mas a mobilização será mantida na internet.

Pelo menos 19 estados e o Distrito Federal terão atividades acontecendo de forma online durante todo o dia. No Rio Grande do Norte, professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte se unem em várias discussões em defesa da ciência. Às 9h, o neurocientista Sidarta Ribeiro fará uma live em seu canal no Instagram (@ribeirosidarta), com o tema: A Covid-19 exige o resgate da valorização da ciência.

Às 13h30, o astrofísico José Dias do Nascimento, do Departamento de Física Teórica e Experimental (DFTE/UFRN), participa do Painel virtual: físicos e pandemia, promovido pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), ao lado de físicos de outras cinco universidades brasileiras. A discussão pode ser acessada no site do órgão (www.sbfisica.org.br).

Às 14h, o reitor José Daniel Diniz fará uma apresentação das ações em desenvolvimento na UFRN para enfrentamento à Covid-19 durante live sobre A importância da ciência em tempos de Covid-19, realizada pelo Laboratório de Biologia Molecular e Genômica (LBMG/UFRN) no canal da UFRN no YouTube. A atividade terá ainda a participação da professora Vivian Silbiger, do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas (DACT/UFRN), que falará sobre Biologia molecular ou teste rápido?; da professora Lucymara Fassarella, do Departamento de Biologia Celular e Genética (DBG/UFRN), que discutirá Por que investir em ciência?; e da jornalista Luciane Agnez, do Instituto Superior de Brasília, que abordará o tema Fake News em tempos de pandemia.

Ainda às 14h, o Instituto Internacional de Física (IIF/UFRN) também promoverá uma mesa-redonda virtual, com pesquisadores de diferentes centros para debater os avanços obtidos pelos estudiosos sobre a Covid-19 e a importância desse trabalho para impedir um número ainda maior de fatalidades. A transmissão ao vido da discussão acontecerá no canal do Instituto no YouTube. O IIF também disponibilizará em suas plataformas virtuais uma série de vídeos educativos sobre cuidados que a população pode tomar para se proteger do contágio e matérias especiais no site do IIF sobre o trabalho de físicos e pesquisadores de outras áreas na coleta de dados e sobre o crescimento dos casos no Brasil.

Às 15h30, a TV Universitária (TVU) apresenta uma série de vídeos sobre CT&I, compilados dos programas Saber Ciência, da TVU, e Eureka, Doutores do Conhecimento e Iniciação científica, pra quê? realizados pela Coordenadoria de Promoção Institucional (CPI/UFRN). Os vídeos serão transmitidos ao mesmo tempo no canal 5.1 digital e no canal do YouTube da TVU.

Às 16h30, a live Evolução em tempos de negacionismo, organizada pelo neurocientista Eduardo Sequerra, coordenador de extensão do Instituto do Cérebro (ICe/UFRN), terá a participação dos professores Adrian Garda e Sérgio Lima, ambos do Departamento de Botânica e Zoologia da UFRN, e Rômulo Barroso, do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). As apresentações e discussões podem ser acompanhadas pelo canal do ICe no YouTube. 

Para fortalecer a participação do ICe neste movimento, o neurocientista Tarciso Velho disponibiliza todas as palestras do projeto Seminários em Neurociências, série coronavírus, também disponíveis no canal do Instituto no YouTube. Além do próprio Tarciso, participaram desse momento os professores do Instituto do Cérebro Claudio Queiroz, Eduardo Sequerra e Sidarta Ribeiro, além do pesquisador Nelson Vaz, da UFMG, e do diplomata Ernesto Mané Jr. 

 

Lista de eventos:

9h – A Covid-19 exige o resgate da valorização da ciência

Sidarta Ribeiro

Local: Instagram: @ribeirosidarta

 

13h30 – Painel virtual: físicos e pandemia

Convidado: astrofísico José Dias do Nascimento.

Local: www.sbfisica.org.br.

 

14h – A importância da ciência em tempos de Covid-19

José Daniel Diniz (reitor da UFRN)

Vivian Silbiger (DACT/UFRN)

Lucymara Fassarella (DBG/UFRN)

Luciane Agnez (IESB)

Local: Canal: YouTube da UFRN

 

14h – Mesa-redonda sobre a Covid-19 - IIF/UFRN

Local: Canal do IIF no YouTube.

 

15h30 – Programação TVU – Marcha pela Ciência

Locais: Canal 5.1 digital e canal do YouTube da TVU

16h30 - Live Evolução em tempos de negacionismo

Eduardo Sequerra (ICe/UFRN)

Adrian Garda (DBEZ/UFRN)

Sérgio Lima (DBEZ/UFRN) 

Local: Canal do ICe no YouTube.  

Fonte: UFRN

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]