Pesquisadores analisam impactos socioeconômicos da pandemia no RN

Publicado em 21 de maio de 2020 às 23h37min

Tag(s): UFRN



O Departamento de Economia (Depec), do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFRN (CCSA), publicou o sumário executivo da pesquisa Impactos Socioeconômicos da Covid-19 no Rio Grande do Norte, que terá duração de um ano, com análises periódicas que contribuam para o desenvolvimento de políticas públicas. O sumário traz a síntese das discussões que vêm sendo realizadas no âmbito de uma ação de extensão integrada, com o objetivo de acompanhar a dinâmica da economia potiguar em meio à pandemia, bem como propor diretrizes e ações que possam ser debatidas pela sociedade potiguar. 

A pesquisa é realizada pelos professores e pesquisadores da UFRN André Lourenço, Cassiano Trovão, Joelson Santos, Julia Araújo, Juliana Araújo, Luziene Macedo, Odair Garcia e Thales Penha. A partir da análise da Matriz de Insumo-Produto do Rio Grande do Norte, eles pretendem indicar setores para a formulação de políticas públicas, além de analisar as projeções de retração do PIB para o estado, geração de renda, infraestrutura e o mercado de trabalho no contexto da pandemia da covid-19.

Para a professora Luziene Macedo, coordenadora do projeto, o trabalho representa uma das ações da UFRN contra o novo coronavírus e é uma grande oportunidade para o Depec no processo de reflexão e discussão sobre os impactos socioeconômicos da covid-19 em nosso estado. “Se configura como uma iniciativa importante dos pesquisadores envolvidos no projeto, no sentido de oferecer à sociedade e ao poder público local propostas e ideias capazes de iluminar as tomadas de decisão ligadas ao processo de retomada das atividades econômicas no momento pós-isolamento social”, destaca.

O sumário traz um diagnóstico com análise sobre a produção, emprego e auxílios federais, finanças públicas, diretrizes de ação econômica para o RN com sugestões de medidas para tratar com o governo federal ações pactuadas com os demais estados da região via consórcio Nordeste e medidas a serem tomadas no âmbito estadual.

A produção foi disponibilizada para análise e discussão na Comissão de Enfrentamento ao Coronavírus da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (Alern) e também para a governadora do Rio Grande do Norte, Secretaria de Planejamento e Finanças do RN (Seplan) e Secretaria Municipal de Planejamento de Natal (Sempla).

Fonte: UFRN

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]