Jaime Mendonça fala sobre a relação ADUFEPE / ANDES

Publicado em 19 de outubro de 2009 às 12h46min

Tag(s): Diversos



Convidado pela ADURN a participar do Seminário ‘Sindicato Local e Federação: Os Novos Rumos do Movimento Docente’, Jaime Mendonça, Presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pernambuco, fala sobre a posição da ADUFEPE em relação à ANDES.
Qual a relação existente entre a ADUFEPE e a ANDES?
As duas últimas diretorias da ADUFEPE trazem críticas direcionadas à direção da ANDES devido às questões políticas por esta levantadas e por esta ter-se tornado uma máquina burocrática que age como partido político. Dessa maneira, mesmo sendo nossa Associação ligada à ANDES Sindicato Nacional e participando dos eventos promovidos por esta, a ADUFEPE trabalha junto com o Proifes.
Existe, por parte da ADUFEPE, o objetivo de desligamento da ANDES?
Mantemos hoje uma grande discussão política a respeito da questão ANDES / Proifes. Se a gente vai se desfiliar ou não da ANDES, o processo vai dizer; mas a posição da entidade e a posição dos sócios é contrária a essa política que a ANDES realiza e a favor da discussão, do debate e da classe docente.
Como a ANDES é vista pela ADUFEPE?
Hoje a ANDES não defende mais a universidade pública, virou uma máquina partidária que não faz defesa aos professores universitários. Então, até para continuar no movimento docente e defendê-lo, talvez seja necessário desligar-se da ANDES Sindicato Nacional
 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]